Peixes e garças de volta aos Rios

29/08/2016 12:00

O planejamento e a adequação de Águas do Imperador para o tratamento de esgotos em Petrópolis trazem efeitos visíveis e até encantadores para os moradores e turistas: os peixes voltam aos rios em pleno Centro Histórico e viram atração para os que passam. 

Águas do Imperador encarou o desafio de tratar esgotos em uma cidade de topografia acidentada, com soluções inovadoras e engenhosas e elaboração de projetos que contemplam tratamento eficiente para o maior volume possível, menor transtorno à rotina da população, estações em locais estratégicos e execução da obra dentro do menor espaço de tempo.

Hoje, com 26 unidades de tratamento de esgotos, entre estações convencionais, biodigestores e um biossistema, 56 milhões de litros / dia são tratados, o que representa 85% dos esgotos urbanos, índices que conferem à cidade o 2º lugar no ranking estadual e o 29º no ranking nacional, de acordo com o Instituto Trata Brasil.

Nesse ano, mais dois biodigestores – o do Caxambu e o do Morro do Gavião – entraram em operação e até o final do ano será construída a ETE Nogueira, com capacidade para 1,2 milhão de litros/dia, beneficiando cerca de 10 mil moradores moradores. As redes coletoras já foram instaladas na região e depois de muitas reuniões com as associações de moradores, foi possível decidir o local para a instalação da ETE. 


BIODIGESTORES

Os biodigestores são um capítulo especial nessa história.  A inserção dessas unidades de tratamento onde a simplicidade, adequação e eficiência tornam-se sinônimo de sofisticação, transformou o trabalho de Águas do Imperador em referência nacional e internacional.

Implantados em locais com ocupações desordenadas, eles constituem a única solução exequível para o saneamento nessas regiões. Além da praticidade, os ganhos sociais e ambientais são inovadores e incalculáveis.

As comunidades participam de projeto de educação ambiental; não há cobrança de tarifa pelo tratamento, o biogás gerado pelo tratamento é canalizado para creches, escolas ou mesmo residências próximas do biodigestor e nos filtros são acondicionados milhares de pneus e garrafas pet, materiais altamente poluentes que, retirados da natureza ganham função despoluidora como elementos filtrantes. O esgoto, antes lançado in natura, retorna aos rios com redução de até 85% da carga orgânica original.

Por essas razões, Águas do Imperador foi finalista no Prêmio Ana 2014 na categoria Empresas, com o projeto ‘Saneamento Sustentável – A utilização de Biossistemas e Educação Ambiental em Comunidades de Baixa Renda’. 

A Empresa também já recebeu sanitaristas de praticamente todos os estados brasileiros, representantes do Banco Mundial e comitivas do Marrocos, Angola, França e Alemanha, a fim dede conhecer e levar para suas terras nosso exemplo de adaptação.

Últimas