Pela música, eles vivem em uma casa sobre rodas

03/07/2017 10:36

Já imaginou colocar a família em uma kombi e viajar pelo mundo fazendo que gosta? Os artistas Bardo e Fada estão vivendo esse sonho com as filhas Lavínia e Mônica e o cachorro Rock. Há 7 meses o casal decidiu seguir viagem pelo Brasil vivendo de música de rua. Já passaram por mais de 80 cidades e agora passam por Petrópolis, cantando canções próprias e de artistas consagrados nas ruas do Centro Histórico. Ontem eles estivera na Tribuna e falaram sobre o trabalho.

Bardo e Fada estão junto há 14 anos, mas contam que a música na vida deles já vem de berço. Vanessa, conhecida como Fada, canta desde os 6 anos de idade e, desde criança, viajava com o pai pelo Brasil para se apresentar. Ricardo, ou melhor, Bardo começou sua carreira no rock gótico. E foi a paixão pela música que fez os caminhos dos dois se cruzarem. “A Fada me dava aulas de piano e foi assim que nos conhecemos e começamos a namorar”, contou Bardo. 

O casal passou sete anos trabalhando com vários estilos musicais, até finalmente se encontrarem no rock in roll. Lançaram dois EPs, o primeiro em 2012 – #lovebox – e o segundo no ano passado – Sarcástica Fábrica de Fantasias. Depois do lançamento do segundo EP, decidiram colocar o pé na estrada e viver de música de rua. O que antes parecia um sonho, hoje é o estilo de vida dessa família que se considera nômade.

Desde que iniciaram esta caminhada já passaram por cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e São Paulo. No Rio, visitaram Paraty, Arraial do Cabo e agora estão em Petrópolis, mas em breve vão partir para Nova Friburgo. Fada conta que a escolha das cidades não é muito programada. No início eles programaram um roteiro, mas conforme a viagem começou houve diversas mudanças. “Às vezes vamos nas cidades porque somos convidados. Muitas pessoas conhecem a gente pelas redes sociais e nos convidam. No ano passado, eu vim a Petrópolis com uns amigos e gostei muito da cidade e coloquei no nosso roteiro. Estamos adorando a cidade”, contou Fada.

O objetivo da dupla é percorrer todo o Brasil e ir para a Europa onde continuarão com a divulgação do projeto. A intenção é viajar para fora do Brasil e terminar a “turnê” na cidade de Los Angeles, nos Estado Unidos. Mas como eles não tem programação de datas para ficar em cada cidade, não se sabe ao certo quando essa aventura chegará ao fim.“O tempo que ficamos em cada cidade depende de dois fatores principais: o primeiro é se a cidade tem uma rua que rende bem, e o segundo é quando fazemos amigos e acabamos ficando mais tempo”, contou Barbo. 

Os músicos se apresentam nas ruas, mas também divulgam seus trabalhos em plataformas de música como o Spotify. Além da tradicional cartola que os músicos de rua costumam deixar enquanto se apresentam, Bardo e Fada têm também uma espécie de Cartola Virtual. Qualquer pessoa que queira colaborar com o trabalho dos músicos pode fazer uma contribuição de qualquer valor, de onde estiver. Para saber mais detalhes, é só acessar a página dos músicos na internet e também nas mídias digitais.



Últimas