Cidade tem índices de internação mais baixos da pandemia: Unimed está com ocupação zero

05/11/2021 20:12
Por Redação / Tribuna de Petrópolis

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da Covid-19, o Hospital Unimed Petrópolis não tem nenhum paciente internado em decorrência da doença. A queda no número de internações na unidade vem sendo observada desde junho deste ano. Após um longo período de enfrentamento do coronavírus, encerrar essa semana sem nenhum paciente internado é motivo para comemorar.

O presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro destaca, entretanto, que as medidas preventivas devem ser mantidas e reforça a importância da vacinação. “A gente tem muito orgulho e muita felicidade em dizer que, nesse momento, não temos nenhum paciente internado com Covid-19 na nossa unidade hospitalar. Nós, que sempre estivemos ao lado de nossos clientes e de toda a população, nos sentimos no dever de informar esse fato que é absolutamente positivo. Se Deus quiser, vai ser assim sucessivamente em todas as unidades de saúde do nosso município, do estado e do país, e reforçamos a importância das medidas de prevenção”, diz Rafael Gomes de Castro.

“Esse é um momento de grande alegria e satisfação. É momento de congratular e agradecer todos os médicos cooperados e colaboradores que participaram dessa página tão bonita, tão digna e honrosa da história da Unimed Petrópolis e do município”, destaca o vice-presidente da cooperativa, Cesar Augusto de S. Thiago.

Na última segunda-feira (01), duas pessoas estavam internadas na unidade em virtude da Covid-19. O maior pico foi em abril deste ano, quando houve o registro de 46 internações. Para o Médico Coordenador da UTI Adulto do Hospital Unimed Petrópolis, Júlio Cezar Santos, que atua na linha de frente, a sensação de não ter nenhum paciente internado é de alegria e alívio. 

“Atravessemos um período difícil e o mais nebuloso foi em abril e maio de 2021, com muitos pacientes internados e tivemos que abrir uma UTI extra. Além de tudo, houve muito medo e receio de também contrair a doença, embora o hospital tenha prestado todo o auxílio necessário e paramentação. E, Graças a Deus, após um longo e tenebroso inverno, não temos nenhum paciente com Covid-19 internado. Agora é trabalhar e seguir em frente. Novos desafios virão, mas é um alívio muito grande”, enfatiza o médico. Desde o início da pandemia, a unidade registrou 3.927 casos positivos de Covid-19 e contabilizou 633 altas hospitalares.

Município teve índice mais baixo desde início da pandemia

Com um total de seis internações por covid-19 em unidades públicas e privadas da cidade, Petrópolis registrou nesta sexta-feira (05/11) o menor número de pacientes internados pela doença desde as primeiras semanas da pandemia, em março do ano passado. Em 18 de março de 2020 – cinco dias após as primeiras medidas decretadas pelo governo em função da pandemia – a cidade tinha quatro pacientes internados. Dias depois, em 27 de março, a Secretaria de Saúde já registrava 15 pacientes internados por covid-19. Nesta sexta – considerando internações de todos os hospitais públicos e privados da cidade – Petrópolis tem seis pacientes internados, sendo um em leito clínico e cinco e leitos de UTI.

“São dados que nos reforçam a nossa esperança na superação da pandemia e confirmam que estamos no caminho certo, que todo esforço das equipes da Secretaria de Saúde para vacinar a população de forma organizada e responsável está dando bons resultados. Agradecemos participação dos petropolitanos, que entenderam a importância da vacina. Estamos cada vez mais perto de vencer a pandemia”, destaca o prefeito Hingo Hammes, lembrando que, hoje, a cidade tem mais de 68% da população com mais de 12 anos com o ciclo de imunização completo – com as duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19.

No mês passado o município registrou o menor número de mortes desde abril de 2020. “Ao passo que avançamos com a vacinação, estamos vendo, dia a dia, os casos graves diminuindo nas portas de entrada e a redução das internações e mortes pela doença. É um momento que nos traz esperança, pois aponta que estamos cada vez mais perto de controlar a pandemia. Estamos vendo números semelhantes aos das primeiras semanas da pandemia e isso é o resultado da vacinação, que está reduzindo a circulação do vírus na cidade” destaca o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando a importância da vacinação. “Quem por algum motivo ainda não se vacinou, deve se vacinar e aquelas pessoas que ainda não retornaram para receber a segunda dose, devem retornar”, orienta Aloisio Barbosa.

Últimas