Pelo menos 80 árvores já foram suprimidas da Avenida Koeler
Todo mundo que passa pela Koeler vem notando um ‘clareamento’ no caminho. É a falta da sombra das árvores que foram suprimidas, alguma delas nas últimas semanas. A gente fez aqui a brincadeira de que não vai ter árvore para colocar os enfeites de Natal, mas os Partisans percorreram esse trecho a pé e a coisa é bem séria. Contamos 80 cotocos de árvore somente na Koeler. Fora os outros trechos da Imperatriz e Tiradentes que também tiveram árvores suprimidas.
Poda radical
A poda severa seria por conta da erva de passarinho. Mas ela poderia ser evitada nessa forma radical caso a manutenção das árvores fosse periódica. Quando se dão conta, aí já era. E olha que a Koeler é a rua da Secretaria de Meio Ambiente, da prefeitura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural (Iphan), órgão que tombou a via.
Perda irreparável
Um das notícias mais impactantes deste ano foi o cancelamento do Festival de Inverno da DellArte, uma das melhores atrações da cidade e que estaria em seu 22º ano. O comunicado oficial da instituição, distribuído ontem, afirma que os esforços empreendidos não foram suficientes para garantir o evento. Petrópolis perde muito sem o festival.
Food Bikes
E teve também a licitação para food bikes na Bauernfest. Nada menos que 11 interessados participaram para a exploração de quatro bikes. E o pregão foi concorrido. Do lance inicial de R$ 888 foi sextuplicado esse valor. Porém, a maioria foi desclassificada por falta de habilitação de documentos. Houve vencedor apenas para um food bike que vai investir R$ 6,2 mil.
Secadores
Ah, esses bolsonaristas são secadores mesmo. Não é que aquele evento que a gente falou aqui que aconteceria ontem em Petrópolis um encontro-homenagem a Lula babou? A organização disse que foi porque iria muita gente e o local seria pequeno…
Muitas perguntas sem resposta
Ainda sobre a Cidade das Hortênsias assumir oito linhas no Carangola operadas pela Cascatinha, vocês notaram que a prefeitura não diz a partir de quando? Já a empresa Cascatinha afirmou que vai entrar na justiça para manter as linhas. Será que vamos ter duas empresas operando as linhas simultaneamente? Também causou estranheza que não se menciona o que será dos rodoviários da Cascatinha. Se a empresa deixar de operar essas linhas dispensará os funcionários?
Correria
Pessoal da Comdep, horas antes do ministro do Turismo, Carlos Brito, chegar para a visita à Catedral na quinta-feira à tarde, ainda tava plantando grama nos canteiros da Avenida Koeler ali em frente à igreja.
Passeio incompleto
Falando em Carlos Brito, vocês também notaram ou só nós que somos implicantes? O ministro do Turismo, em sua primeira visita oficial à cidade, deixou de conhecer o principal atrativo de Petrópolis, o Museu Imperial.
Onde está Wally?
Olha, é mesmo diferente a postura do ex-vereador e hoje Coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da Prefeitura, Thiago Damaceno. Nem nas agendas políticas de Bomtempo ele fica em evidência preferindo sempre um ‘cantinho’ discreto. Deve ser uma condição para o cargo porque Eduardo Áscoli, que era o titular do Planejamento em outros mandatos de Bomtempo, também não saía dos bastidores.
E as contas?
Longe de a gente se meter na vida de nossos vereadores, mas estamos encerrando mais um semestre com quatro contas do executivo sem terem sido votadas: as de 2016, de Bomtempo; as de Bernardo Rossi de 2019 e de 2020 e ainda as de 2021, de Hingo Hammes. Não há explicação para a votação não acontecer. E será que dá problema jurídico para os vereadores esquecerem essas contas em alguma gaveta? A gente vai perguntar a quem entende para ter certeza que não pega nada para eles…
Adoção
Hoje e amanhã rola mais uma edição da feira de adoção de animais realizada pela Dog’s Heaven. Os peludinhos vão estar no Clube Petropolitano, de 10h às 15h.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br