Pensar no próximo é viver o Evangelho!

09/11/2018 09:40

 “O que peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo.” Filipenses 1.9


Nosso dia a dia é bem corrido, não é mesmo? É trabalho, estudos, levar as crianças para o colégio, os afazeres domésticos, reuniões e tantas outras coisas. E, nesse meio tempo, esses acontecimentos acabam sendo o conteúdo do que pedimos a Deus em oração. Elevamos nossos pedidos relacionados ao que está se passando em nosso coração.

Ter uma vida íntima de oração com Deus faz parte do cotidiano de todo cristão. e com o apóstolo Paulo não era diferente. Mesmo na situação difícil em que vivia, pois estava preso em Roma quando escreveu a carta aos Filipenses, prega aos membros da comunidade dizendo: “O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo.” (Filipenses 1.9).

Paulo, neste versículo, mostra para nós total desprendimento de sua vida e convida a comunidade cristã a glorificar o nome de Cristo através de suas ações e posturas. Muitas vezes, quando algo nos acontece ou quando presenciamos alguma injustiça acontecendo, logo pedimos por justiça ou por reparação do dano que nos foi causado. Contudo, Paulo segue o exemplo de Jesus e pede a Deus por seus irmãos na fé da comunidade de Filipos.

Uma curiosidade a respeito dessa carta paulina é que, diferentemente das outras, nas quais, ele exortava as comunidades por diversas questões, Filipenses é uma carta missionária de gratidão. Ela revela o profundo amor e a intensa alegria de Paulo para com essa comunidade.

Hoje, neste mundo individualista e secularizado, é bem difícil entender e até mesmo experimentar o amor de Deus para conosco. Mas, ao orar a Deus, Paulo deseja que a comunidade de Filipos tenha sabedoria e entendimento completo e, assim, possa compreender que, mesmo em meio a grandes dificuldades, Deus vem ao nosso encontro e derrama graça e misericórdia.

Assim é na nossa vida. Problemas virão na maioria das vezes para tentar nos afastar ou até mesmo colocar em dúvida a existência de Deus, porém devemos estar firmes em nossa fé e buscar sempre através da oração um coração puro, sabedoria plena e entendimento para, assim, praticarmos o amor ao próximo e sermos fiéis discípulos de Cristo onde estivermos.

Como uma forma de experimentarmos esse amor de Deus em nossas vidas, que tal durante este mês nós nos desafiarmos a colocar em prática o desejo de Paulo e também o de Deus para com os nossos irmãos? Visite alguém que você não vê há algum certo tempo. Vá ao encontro de quem te magoou ou de quem você tenha magoado. Leve esse amor incondicional de Deus para a vida das pessoas e conte da boa nova que é Jesus Cristo. Que Deus nos abençoe nesta tarefa! 


Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

Avenida Ipiranga, 346.

Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

Últimas