Pequenas empresas estão ganhando espaço em Petrópolis
Quem busca abrir um novo negócio encontra no Espaço Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, todos os atendimentos da Prefeitura necessários para legalização do empreendimento em um mesmo local e sem necessidade de agendamento prévio. Neste primeiro semestre foram registrados 6.056 atendimentos, número 33% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 4.530 pessoas estiveram no Espaço Empreendedor.
Leia também: Medida Provisória quer estimular criação de empresas
O número de atendimentos vem mostrando o surgimento de empresas menores, em maior quantidade e de segmentos diferentes em Petrópolis. Até junho deste ano, de acordo com um levantamento da Secretaria de Fazenda, foram criadas 26 indústrias, 82 lojas e 38 pontos de prestação de serviços. Além desses, mais 1.089 registros de Microempreendedor Individual (MEIs) em várias áreas.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os MEIs são a maioria do atendimento no EE. “Às vezes a pessoa quer empreender, investir no seu próprio negócio, mas tem dúvidas sobre por onde começar, o que deve ser feito e qual a documentação necessária. No EE todas essas dúvidas são esclarecidas e, há ainda, a possibilidade de se obter um microcrédito disponibilizado através de parceria com a AgeRio e que pode ser utilizado para capital de giro e compra de equipamentos”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.
“Além do atendimento no EE que fica no Centro Administrativo, temos o site do EE. Nele é possível esclarecer algumas dúvidas sobre Alvará Online, Nota Imperial Eletrônica e Incentivo Fiscal. Tudo feito para mostrar que a desburocratização é uma realidade em Petrópolis e fomenta os novos negócios”, garante Eduardo Barbosa, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo EE.
No EE os empresários também têm acesso a outros serviços como: Informações sobre alvará, Autenticação de livro, Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Protocolo Geral, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente. Um serviço que é bastante procurado é o de cadastro de vagas no Balcão de Empregos. O atendimento no EE ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Centro Administrativo Frei Antonio Moser – Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846.