Pequenos produtores petropolitanos ganham destaque na rota cervejeira

14/07/2017 09:10

Além dos festivais, que atraem centenas de turista à região serrana do Rio no inverno, os roteiros turísticos pela Rota Cervejeira RJ prometem ser a grande sensação da temporada. Neste sábado (15), a Beer Break, do sommelier Gustavo Renha, promove um tour cervejeiro a Petrópolis, com saídas de Icaraí (Niterói), às 7h, e de Botafogo (Rio), às 8h30.

Os visitantes farão visitas guiadas a três cervejarias : as degustações começam pela cervejaria artesanal Brewpoint, no Quitandinha. Em seguida, o grupo seguirá para a Bohemia, onde está programado tour pelo museu, almoço harmonizado com rótulos especiais e visita a nano cervejaria da marca. A experiência vai terminar no brewpub Buda Beer, onde são produzidas e vendidas receitas de estilos como vienna lager, oatmeal stout, red ale, india pale ale, weiss, além de petiscos e refeições para acompanhar.

Este passeio custa R$ 390 por pessoa e pode ser parcelado em até três vezes. Mais informações pelos telefones 2704-0390 e 98170-9071 ou pelo e-mail contato@gustavorenha.com.br.


Passeios semanais

Já a agência Serra Brasilis está organizando vários grupos (mínimo de 10 pessoas) com saídas semanais para Petrópolis.  Do Rio, a partida acontece do Aeroporto Santos Dumont, sempre às 7h. Mas a galera da Serra também pode participar, pois o ponto de encontro em Petrópolis é no Palácio Quitandinha, às 9h.

Os visitantes conhecem a BrewPoint, onde são produzidos os rótulos da Duzé, Imperatriz, Da Corte, Rústika, Serra Velha e Saideira; fazem todo o tour pela Bohemia, Cervejaria Itaipava e terminam a visitação pela Buda Beer. O Investimento por pessoa é R$220,00 (mas existem custos adicionais para degustações em algumas das cervejarias. Vale conferir com a agência). Mais informações em www.serrabrasilis.com.br ou pelo telefone (24) 2248-8229.

A CVC, maior agência de viagem do país, também organiza grupos semanais para visitações às cervejarias de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. São vários pacotes e com saídas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Roteiros cervejeiros também podem ser organizados pelas agências Notur Travel (Tel: 21- 97581-5577 / e-mail: noturtravel@gmail.com ) e  Atlântica Turismo (Tel: 21-2743.9837/e-mail:jairo@ atlanticaturismo.eco.br) de Teresópolis; e pela 4×4 Cantos Ecoturismo e Receptivo (tel:22-99215.9900 /  www.4x4cantosecoturismo.com. br ),  de Nova Friburgo; e pela  agência especialista em roteiros de cerveja no país, a Hanseatic Travel Experience (www.hanseatic.tur.br).

“O crescimento da Rota Cervejeira RJ como atrativo turístico é visível e cada vez mais as cervejarias estão se organizando para receber melhor os visitantes. Os guias também estão se especializando e aprendendo mais sobre o setor. Além das informações sobre as cervejarias, nos passeios, os visitantes recebem também informações sobre os atrativos turísticos das cidades. A grande maioria das pessoas que participa dos roteiros cervejeiros retorna às cidades da serra, se hospeda em nossos hotéis e desfruta da excelente gastronomia de nossos restaurantes.

O sucesso do tour cervejeiro tem reflexos diretos no setor turístico de toda a região e todo o trade precisa ter este entendimento e ser parceiro da Rota", comentou Ana Cláudia Pampillon, coordenadora da Rota Cervejeira RJ, que acaba de retornar de Paris, onde pode divulgar a Rota no primeiro Mondial de La Bière realizado na Europa, entre os dias 30 de junho e 2 de julho.




Últimas