Período eleitoral deixa ânimos exaltados; propostas ficam em segundo plano

24/ago 04:24

Tem gente atacando, gente se defendendo, candidatos cometendo erros primários colocando suas campanhas em risco, enfim, é uma pancadaria generalizada. O fato é que, tirando o lance de candidatos serem denunciados por irregularidades em suas caminhadas rumo à eleição, o embate maior se dá porque assuntos de grande interesse foram empurrados com a barriga até agora, quando começou a campanha. A crise do lixo ganhou mais ênfase só agora, o imbróglio com a PetroIta só começou a ser mexido agora, só agora tem colocação desenfreada de asfalto e LED, só agora os vereadores acordaram e resolveram ver com lupa o orçamento da prefeitura e brecaram a votação, somente agora se pressiona pela votação das contas de Bomtempo de 2016… A lista é grande. Essas urgências, se tivessem sido colocadas à baila a seu tempo, não seriam hoje palco de disputa política. A gente estaria discutindo propostas.

Tudo igual

Começou a campanha eleitoral em Petrópolis e, por aqui, os candidatos estão aplicando “fórmulas”. Todo mundo fez adesivaço sábado, todo mundo fez a trend de “estou concorrendo” colocando o print do registro da candidatura no TSE, todo mundo tá abraçando eleitor e publicando fotos nas redes sociais.

O retorno

Sabe quem está de volta à política? Pastor Sebastião. Agora ele tenta retornar à Câmara pelo PSDB.  Pastor Sebastião chegou a ser preso em 2017, quando ocupava o cargo de secretário de Relações Institucionais do governo Bernardo Rossi acusado de, no mandato anterior, ter participado de um esquema de rachadinha na Câmara.

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura inaugura dia 31, às 16h30, a mostra “Memórias Submersas”, de Jeane Terra, sob a curadoria de Shannon Botelho, com entrada gratuita. No mesmo dia, o espaço receberá o recital de André Doninski “Jazz-Brasil”, às 19h30. Os ingressos para o recital estão à venda na bilheteria da Casa de Petrópolis ou pelo site.

Os vices sem vida própria

Este ano são apenas 45 dias de campanha antes do primeiro turno. O mais óbvio para os candidatos é: vice pra um lado e prefeito para outro para cobrir a maior parte da cidade no corpo a corpo.  Ocorre que os vices estão sem vida própria e andam colados igual siameses nos cabeças de chapa. Nem mesmo o escolado Mustrangi desgruda da barra da calça de Bomtempo. Pelo menos Mustra nas comunidades chega bem sozinho. Os demais vices nem tanto…

Por outro lado

E ainda tem o caso do cabeça de chapa que não pode estar nas ruas sem o vice, esse, sim, o bom de rua. Se chegar sozinho, nem é reconhecido.

Mais um capítulo

O show de horrores que é a operação da PetroIta – com seu ápice na quinta-feira quando a empresa reassumiu linhas que haviam sido transferidas à Cidade Real – continuou ontem. A empresa conquistou o retorno por meio de uma decisão judicial, mas o prefeito Bomtempo disse que foi na marra, sem seguir prazos, etc. Daí, na própria quinta foi à Delegacia registrar uma queixa, mas deu com a cara na porta porque o setor de protocolo tava fechado. Voltou lá ontem de manhã.

Aproveitaram a viagem?

E Bomtempo esteve na delegacia ao lado do procurador do município, Miguel Barreto. E aí ficamos pensando: podiam ter aproveitado e perguntado como anda a investigação da polícia que apura se o incêndio na garagem da PetroIta e Cascatinha foi mesmo criminoso. Até hoje não se tem notícias e ninguém pressiona para ter.

Falta ação

Agora, nossos queridos candidatos a prefeito demoraram horrores para se manifestar sobre mais esse episódio da novela PetroIta.  Teve candidato que aguardou o dia todo do desenrolar para só então fazer um comentário à noite. E a gente queria bem mais do que comentários…

A mostra “Cineclube Raul Lopes por aí” está exibindo sessões online de filmes e documentários nos domingos de agosto e setembro, por meio da plataforma Zoom. As exibições são gratuitas e ocorrem sempre às 18h, seguidas de debates com convidados.  Neste domingo, ocorre a exibição dos filmes “Back to home – O primeiro passo”, documentário de Fernanda Almeida, seguido do longa “Medida Provisória” (foto), de Lázaro Ramos. O debate será com a diretora e professora, Carolina Moraes. 

Contagem

Petrópolis está há 1 ano e 105 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Mais baixas

Leandro Sampaio, candidato a prefeito pelo Podemos, nome confirmado na convenção do partido, foi o primeiro a jogar a toalha na disputa deste ano. E outros três candidatos a vereador desistiram: Neném Peixoto, Luizinho Sorriso e Chico da Creche.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas