Pesquisa da Coppe: “com que frequência a sua viagem de ônibus é interrompida?”
Desde 10 de fevereiro, quando foi assinado contrato, a Coppe/UFRJ faz (mais uma) pesquisa do sistema de transporte e mobilidade em Petrópolis. Segundo a prefeitura, o estudo vai direcionar políticas públicas para o setor. Era para ter acabado mês passado, mas o contrato de quase R$ 900 mil com a prefeitura foi prorrogado até fevereiro. E eles estão fazendo uma pesquisa – dizem que nas ruas – mas a gente, por enquanto, viu na internet.
O tempo todo!
Lá pelas tantas, entre perguntinhas básicas sobre qual o meio de transporte que a pessoa usa, quanto tempo de viagem normalmente leva, a pesquisa questiona: “Você costuma ter sua viagem por ônibus interrompida com frequência?”. Gente, com esses ônibus-zumbi, estamos igual ao filme ‘O Sexto Sentido’, com Bruce Willis. Só tem uma resposta: ‘o tempo todo’.
Tá de brincadeira
A pesquisa segue e pergunta ainda se o usuário gostaria de apresentar alguma crítica em relação ao transporte público por ônibus da cidade. É sério, isso?
Inveja
Deu uma dor no coração assistir na noite de quarta, pela tevê, o movimento de público em Nova Friburgo com a inauguração da decoração, iluminação e programação de Natal. E pensar que podia ser a gente… Dói no bolso também.
Contagem
E Petrópolis está há 198 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Vai vendo
Após a Bauernfest, a prefeitura anunciou que a cidade recebeu, no período da festa, 520 mil pessoas (sabe lá Deus com que calculadora eles chegaram a número vitaminado desse). Lembram? Com a programação e decoração de Natal Imperial deste ano bombando capaz de superar.
Mas já?
E o professor Leandro Azevedo, anunciou que deixou o Solidariedade e assina ficha de filiação no Republicanos no próximo sábado. A ideia seria o Republicanos ter candidatura própria a prefeito, no caso, a de Leandro, ex-vereador e terceiro colocado a prefeito no primeiro turno de 2020. Ele, que estava de namoro sério com Hingo Hammes, desistiu do romance. Bem que a gente achou que ele não ia querer ser vice. Bernardo Rossi, que seria incentivador da candidatura Hammes-Leandro, se disse surpreso com a guinada do professor. Mas, a gente acha que tem DNA de Bernardo na parada. Seria a primeira pernada desta corrida eleitoral?
Favorito
Na corrida para a eleição municipal de 2024 no Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) emerge como claro favorito para a reeleição, como revela pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 17 e 20 de novembro. Segundo o levantamento, Paes ostenta expressivos 44,4% das intenções de voto no cenário principal, estabelecendo uma vantagem significativa sobre os demais concorrentes. O deputado federal Alexandre Ramagem, do PL do governador Cláudio Castro, tem 9,6% das intenções de voto. E Paes, com a reeleição em 2024, quer mesmo é dar um salto e ser candidato ao governo do Estado na próxima.
Dia do Doador
Hoje, o Banco de Sangue Santa Teresa preparou um acolhedor café da manhã em como parte das celebrações do Dia do Doador. Vai ter apresentação do grupo Dó Ré Mi às 9h e a banda Tribo de Gonzaga às 15h. A instituição, que está aberta diariamente das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, fica na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br