Pesquisa da Firjan mostra que nível produtivo das indústrias de Petrópolis voltou a cair

30/05/2019 10:30

As indústrias de Petrópolis registraram queda da atividade produtiva em março, como mostra Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, divulgada nesta semana pela Firjan. Diferente do resultado positivo observado em março de 2018, o volume de produção apontou recuo (41,4 pontos), mantendo os resultados negativos observados nos dois primeiros meses deste ano. O nível de estoques (53,3 pontos) também cresceu ficando acima do planejado (55,0) pelos empresários. O quadro se assemelha ao do Estado do Rio e a maioria das regiões fluminenses.

Leia também: IGP-M acumula inflação de 7,64% em 12 meses, diz FGV

A condição financeira das empresas do município segue ruim, diante da dificuldade de acesso ao crédito (45,0) e margem de lucro insatisfatória (37,5). Contudo, há uma leve melhora quando comparado aos resultados do primeiro trimestre do ano passado.

A expectativa dos empresários é em relação as vendas para o exterior. Segundo o estudo, as indústrias esperam vender mais para os compradores internacionais nos próximos seis meses (70,8) e aumento da demanda por produtos (70,0). Neste cenário, os empresários de Petrópolis são os únicos do estado do Rio que acreditam em novos investimentos e contratações no próximo semestre.

Presidente da Firjan Serrana, Júlio Talon, acredita que as exportações podem servir não somente como uma válvula de escape em momentos de crise interna, mas como uma estratégia para viabilizar o crescimento das empresas. ”A Firjan tem procurado atuar além da interlocução entre as empresas exportadoras e o governo, com objetivo de criar um ambiente de maior competitividade para as indústrias fluminenses, mas também tem apoiado a capacitação de pequenas e médias empresas de modo a permitir sua entrada no comércio exterior. Em nossa região, já posso ver vários exemplos de sucesso”, destacou Talon.

A Sondagem Industrial é um levantamento de opinião empresarial, que tem como objetivo identificar as situações passadas e expectativas futuras indústria. O documento completo está disponível no endereço https://bit.ly/2VKys7H.

Últimas