A GERP Empresa Brasileira de Pesquisa divulgou, nesta segunda-feira (05), a primeira pesquisa de 2024 registrada na Justiça Eleitoral com o cenário político de Petrópolis. O candidato Hingo Hammes (PP) aparece em primeiro lugar, com 24% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados ao entrevistado. Em seguida, aparece Yuri Moura (PSOL), com 16%.
O prefeito Rubens Bomtempo (PSB), que tenta a reeleição, está com 11%. Próximo a ele, está Eduardo do Blog (Republicanos), com 10%.
A pesquisa ainda mostra que Leandro Sampaio (Podemos) tem 7% das intenções de voto. Doutor Santoro (Novo) fecha a lista com 1%.
Dos entrevistados, 15% responderam que não pretendem votar em nenhum destes nomes. Ainda, 16% não souberam ou não responderam.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Hingo também tem vantagem. Neste cenário, o vereador aparece com 13% das intenções de voto, seguido por Yuri com 8% e Bomtempo com 5%.
Eduardo do Blog continua bem próximo a Bomtempo, com 4%. Sampaio aparece com 1%. Doutor Santoro não pontuou.
Neste recorte, também aparecem na pesquisa os nomes de Paulo Mustrangi (PT) e Leandro Azevedo (Republicanos), que foram oficializados candidatos a vice-prefeito. Ambos não pontuaram.
Ainda neste recorte espontâneo, 1% respondeu o nome de outros candidatos. A GERP ainda aponta que 67% não souberam ou não responderam.
Bomtempo lidera rejeição
A pesquisa também questionou quem os entrevistados “não votariam de jeito nenhum”, apresentando os nomes dos candidatos. Neste recorte, Bomtempo foi citado por 50% dos entrevistados, seguido de Leandro Sampaio com 16% e Yuri Moura com 11%.
A lista de rejeição continua com Eduardo do Blog, com 8%. Doutor Santoro e Hingo Hammes empataram com 7%.
Do total de entrevistados, 2% ainda responderam que poderiam votar em qualquer um dos nomes e 11% não votariam em nenhum deles. Não souberam ou não responderam somou 13%.
Sobre a pesquisa
A pesquisa ouviu 500 entrevistados por telefone, entre os dias 26 e 29 de julho, e foi registrada no TSE com o número RJ07232/2024 no dia 30 de julho. O nível de confiança é de 95,55%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.
A GERP aparece como contratante e pagante pelo trabalho.