Pesquisa Ipec: Hingo lidera com 33%, seguido de Yuri com 18% e Bomtempo 17%

13/set 09:15
Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Reprodução

Pesquisa realizada pelo Instituto Ipec, e encomendada pela Rádio Tupi sobre a eleição para prefeito em Petrópolis, mostra o candidato Hingo Hammes (PP) na liderança da disputa com 33% das intenções de voto. Na sequência aparecem Yuri Moura (PSOL), com 18%, e Rubens Bomtempo (PSB), com 17%. Eduardo do Blog (Republicanos) tem 11% e Dr. Santoro (NOVO) aparece com 2%. Votos em branco ou nulo totalizam 12% e 7% ainda estão indecisos. Levando em conta a margem de erro, que é de 4 pontos percentuais, Yuri, Bomtempo e Eduardo do Blog estão tecnicamente empatados.

A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (13), e realizada entre os dias 9 e 11 de setembro.

O levantamento também revela que 67% dos eleitores já consideram a decisão do voto definitiva, enquanto 31% admitem que podem mudar de opinião até o dia das eleições.

Na pesquisa espontânea, Hingo tem 26%, enquanto Yuri e Bomtempo aparecem com 11%.

Hingo lidera entre eleitores de maior renda

A pesquisa também mostra que o candidato do PP tem 43% das intenções de voto entre os eleitores que possuem renda familiar superior a dois salários mínimos. Entre os evangélicos, Hingo também aparece na frente, com 39%.

Entre os jovens de 16 a 24 anos, quem lidera é Yuri, alcançando 37% das intenções de voto.

Rejeição dos candidatos

O Ipec também fez levantamento quanto à rejeição dos candidatos. Neste cenário, Bomtempo tem a maior rejeição, com 54% dos eleitores afirmando que não votariam no atual prefeito “de jeito nenhum”. Na sequência aparecem Yuri (19%), Eduardo do Blog (13%), Dr. Santoro (11%) e Hingo Hammes (11%).

Governo Bomtempo

Sobre o atual mandato de Rubens Bomtempo, 50% dos entrevistados avaliam a gestão como ruim ou péssima, enquanto 19% consideram a gestão ótima ou boa.

Sobre a pesquisa

O levantamento realizado pelo Ipec entrevistou 600 pessoas. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, nível de confiança de 95% e foi registrada na justiça eleitoral sob o protocolo RJ-08891/2024.

Últimas