Pesquisa mostra que homens estão investindo mais em beleza e saúde
Uma pesquisa nacional feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada recentemente, revela que cada vez mais os homens têm investido em saúde e beleza. Entre os principais cuidados que os homens têm para se sentirem mais bonitos e confiantes, 43% dos entrevistados destacaram preocupação com a alimentação saudável. Os motivos: saúde e estética. No consultório da nutricionista Nathalia Pinho, por exemplo, esse público já representa cerca de 42% dos pacientes atendidos diariamente.
De acordo com a profissional, o número de homens que decidiram cuidar da saúde, principalmente da aparência física, aumentou consideravelmente nos últimos cinco anos. Para o Zelador José Luiz Rodrigues, o importante mesmo é se alimentar bem. De acordo com ele, ingerir produtos saudáveis sempre foi a chave para se manter saudável e disposto para desempenhar as atividades do dia a dia, apesar da correria. Por isso, as compras dos alimentos são feitas de preferência em estabelecimentos especializados.
“Nesses espaços é mais fácil encontrar produtos do que em mercados tradicionais. Esse pó de gengibre, por exemplo, gosto de colocar em molhos e conservas. Além disso, tem muita variedade de biscoitos e até doces mais saudáveis e menos calóricos. Por esse motivo, nunca me vi acima do peso”, disse satisfeito.
Os homens vêm ao longo do tempo procurando cuidar melhor da sua saúde, mesmo que em números a mulher ainda seja maioria, contemplando cerca de 57,3% da clientela atual. Já eles representam 42,7% dos atendimentos feitos pela nutricionista Nathália. “Esse número é expressivo se comparado há cinco anos. Quando comecei a atender, mais de 60% da demanda era composta por mulheres e menos de 40% por homens”, disse.
Ainda de acordo com a profissional, os homens com idades de 15 a 25 anos normalmente estão mais preocupados com a aparência física. “A preocupação desses homens se dá principalmente pela estética, acontecendo o contrário com as mulheres, que buscam a saúde em primeiro lugar. Na maioria dos casos eles estão iniciando alguma atividade física e buscam padrões de beleza específicos. A principal procura na área da nutrição pelos homens consiste em ganho de massa muscular magra, para ficarem mais 'fortes' e 'definidos', normalmente esse público busca também o uso de suplementos alimentares para potencializar os resultados obtidos na atividade física”, explicou a nutricionista.
De acordo com o empresário Douglas Abreu, que tem uma loja que comercializa produtos saudáveis, atualmente cerca de 20% a 30% dos consumidores são homens com idades de 18 a 40 anos. “Na verdade esse percentual pode ser ainda maior, porque ainda existem os homens que se alimentam bem por causa das companheiras, que se encarregam de comprar esses produtos e são a maioria do nosso público, representam 50% e têm idade de 18 a 55 anos”, disse.