Pesquisas Prefab foram as que mais se aproximaram do resultado das urnas

30/out 11:32
Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O resultado das Eleições Municipais de 2024 confirmou a precisão das pesquisas realizadas pelo Instituto Prefab, que mais se aproximaram da contagem oficial dos votos. As sondagens do instituto em Petrópolis mantiveram-se dentro ou bem próximas da margem de erro, tanto no primeiro quanto no segundo turno, sugerindo a eficácia do método amostral utilizado, que ouviu mil eleitores em cada fase da eleição.

No primeiro turno, as projeções do Prefab, realizadas uma semana antes do pleito, apontaram vitória de Hingo Hammes (PP), com 44% dos votos válidos e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos. Pela data de realização da pesquisa, o instituto já indicava a possibilidade de vitória até mesmo no primeiro turno. Nas urnas, Hingo obteve 49,96% dos votos válidos, confirmando a tendência observada.

A pesquisa do segundo turno, realizada dois dias antes da votação, mostrou novamente a assertividade das sondagens do Prefab. Nessa etapa, Hingo Hammes apareceu com 72,8% dos votos válidos, e Yuri Moura (PSOL), com 27,4%. Na apuração oficial, Hingo recebeu 74,74% dos votos válidos, e Yuri, 25,26%, ambos dentro da margem de erro prevista, demonstrando a estabilidade dos dados coletados.

A tabela a seguir resume a comparação entre as pesquisas do Instituto Prefab e o resultado final das eleições para os candidatos no primeiro turno. As maiores diferenças foram observadas entre os candidatos com mais votos, mas sempre dentro ou muito próximo da margem de erro.

CandidatoPesquisa Prefab (%)Resultado das urnas (%)Resultado das urnas (%)
Hingo Hammes (PP)44%49,96%Cerca de três pontos acima do limite da margem de erro.
Yuri (PSOL)26%17,77%Cerca de cinco pontos abaixo do limite da margem de erro.
Rubens Bomtempo (PSB)16,9%17,23%Dentro da margem de erro.
Eduardo do Blog (Republicanos)8,8%12,37%Menos de um ponto acima do limite da margem de erro.
Doutor Santoro (Novo)4,3%2,66%Dentro da margem de erro.
Comparação entre os resultados do primeiro turno apontam que sondagens estiveram bem próximas ao resultado das urnas. Fonte: Pesquisas Prefab e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A pesquisa do Instituto Prefab no primeiro turno foi realizada presencialmente no dia 28 de setembro, com 1.004 eleitores de Petrópolis. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro máxima estimada foi de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-00518/2024.

No segundo turno, a pesquisa entrevistou 1.000 pessoas no dia 25 de outubro, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-04188/2024. Ambas as sondagens foram contratadas pelo portal Agenda do Poder.

Últimas