Pessoas com deficiência e doenças crônicas têm direito a gratuidade nos ônibus municipais e intermunicipais; veja como garantir

17/03/2021 18:43
Por Redação / Tribuna de Petrópolis

A Casa do Trabalhador passou a oferecer, por meio da Fundação Leão XIII, o Vale Social que garante a gratuidade nos transportes públicos municipais e intermunicipais para portadores de deficiência e doenças crônicas. O espaço fica localizado no Terminal Rodoviário Imperatriz Leopoldina, a antiga rodoviária do Centro.

Para ter acesso ao benefício, o usuário precisa solicitar o formulário destinado ao Vale Social e entregar o mesmo ao médico responsável para que seja atestado a condição da deficiência ou da doença crônica. O documento deve ser devolvido na unidade da Fundação Leão XIII para viabilização do benefício. O número de viagens liberadas que o beneficiário poderá utilizar será definido com base na perícia médica entregue.

“Muitos pacientes crônicos que buscam tratamento em outros municípios são obrigados a abandoná-lo por falta de condições financeiras. O objetivo do Vale Social é evitar que isso aconteça, possibilitando o deslocamento dessas pessoas de forma gratuita”, explicou Leonardo Sindorf, coordenador da Casa do Trabalhador.

A Casa do Trabalhador funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Quem busca tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho deve comparecer ao local com a carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento e o comprovante de residência com o CEP. Quem deseja a 2ª via do documento, além dos documentos citados, é pedido CTPS anterior ou o n° de série da mesma. Além disso, quem passa pela porta do local, tem acesso as vagas disponíveis no Balcão de Empregos no dia. Outras informações podem ser consultadas pelo telefone 2246-8942.

Últimas