Petrópolis ainda tem 427 pessoas em abrigos provisórios

05/04/2022 07:00
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura, Petrópolis ainda tem 427 pessoas em abrigos provisórios. Na última semana, o prefeito Rubens Bomtempo havia dito que, por determinação da 4ª Vara Cível, a Prefeitura tinha até o fim de semana para desmobilizar os pontos de abrigos que funcionam em escolas e reabrir as unidades. No entanto, nesta segunda-feira, quatro abrigos foram desmobilizados, mas ainda restam outros quatro montados em escolas municipais com famílias desabrigadas. 

O Governo Municipal  informou que formalizou mais de mil contratos de aluguel social para as famílias que tiveram as casas afetadas pelas chuvas. A Prefeitura disse que as pessoas que ainda estão nas estruturas administradas pelo município já possuem cadastro no programa Aluguel Social e recebem todo o apoio para encontrar um novo lar. As pessoas que conseguiram acolhimento em casas de familiares ou amigos, segundo a Prefeitura, também recebem todo o suporte por meio do atendimento das equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). 

Mais de 9,2 mil ocorrências

Até o momento, a Defesa Civil soma mais de 9,2 mil cadastros de Registros de Ocorrência (RO), a maioria dos casos é por deslizamentos, que somam 7,2 mil. Dessas ocorrências, em 2,7 mil registros houve danos diretos a imóveis. De acordo com a Defesa civil, as equipes técnicas estão com mais de 3,7 mil vistorias em andamento. Das vistorias concluídas até o momento, mais de 4,1 mil resultaram em interdições. 

Nesta segunda-feira, a Defesa Civil informou que 17 equipes de engenheiros, geólogos e técnicos realizaram vistorias nas localidades do Valparaíso, Caxambu, Mosela, Siméria, Chácara Flora, Centro, Castelânea, Dr. Thouzet, Quitandinha, Independência, Bingen, Sargento Boening e Quissamã. No momento, mais de 4,5 mil laudos estão liberados pela equipe técnica. A consulta sobre a liberação do laudo pode ser feita diretamente pelo site https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/. 

Para solicitar o documento on-line, basta acessar o campo “Consulte aqui seu RO da Defesa Civil” e informar o número do RO para receber a informação sobre o status de elaboração do documento, se aguarda liberação ou se está disponível para a retirada. A obtenção do laudo pode ser pelo próprio site ou diretamente na sede da Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128 – Morin. 

14 pontos de abrigo estão funcionamento no momento, segundo a Prefeitura:

Escolas públicas: E.M. Papa João Paulo II, E. M. Ana Mohammed, E.M. Rosalina Nicolay, E. M. Geraldo Ventura Dias. 

E ainda os pontos voluntários: Paróquia de Santo Antônio, Igreja Videira, Quadra do Oswaldo Cruz, Associação de Moradores Vila São José, Igreja Wesleyana – Caxambu, Igreja Redenção, Sítio São Luiz, Assembleia de Deus Chama Viva, Abrigo São Manuel e Abrigo Santa Isabel.

Últimas