Petrópolis confirma segunda morte por dengue

15/mar 13:42
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

A Secretaria de Saúde confirmou, na tarde desta sexta-feira (15), a segunda morte por dengue em Petrópolis. A vítima se trata de uma idosa de 93 anos, que faleceu no último dia 23 de fevereiro. A causa da morte foi confirmada após a liberação de exames realizados no Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ).

Até essa quinta-feira (14), 1.087 casos da doença foram confirmados pela Secretaria de Saúde neste ano. Em reunião, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses da Prefeitura determinou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) envolvendo diversas secretarias de Governo para definir as ações de vistorias em imóveis fechados onde há suspeita de focos do mosquito Aedes aegypti.

O GT Força Tarefa Dengue contará com representantes dos seguintes setores: DEVISA, COVISA, COVIAMB, SSOP, COMDEP, Secretaria de Defesa Civil, Gabinete da Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Meio Ambiente.

Agentes de combate a endemias enfrentam dificuldades para análise e controle da doença

O governo municipal divulgou, nessa quinta-feira, que tem enfrentado obstáculos na luta contra a dengue. O principal é o fato de moradores estarem impedindo a entrada dos agentes de combate a endemias em seus terrenos para análise e controle da doença.

O acesso dos agentes de combate a endemias aos imóveis está previsto no Decreto 815 de 23 de fevereiro de 2024, que instituiu o Estado de Emergência de Saúde Pública em razão da epidemia de Arbovirose por Dengue em Petrópolis, e regulamenta os procedimentos relacionados a visitas em imóveis para identificação de possíveis focos de mosquitos transmissores de doenças.

O decreto estabelece que os agentes têm o poder de entrar em imóveis prediais ou territoriais fechados, abandonados ou desabitados para inspeção e, em caso de negativa de acesso pelos moradores habitantes, medidas legais podem ser tomadas, incluindo ação judicial e aplicação de multas.

Últimas