Petrópolis é a terceira cidade do interior do Rio que registrou mais acidentes de trânsito durante a pandemia

20/09/2021 10:37
Por Janaina do Carmo

Mesmo com menos carros na rua e menor circulação de pessoas durante a pandemia da covid-19, Petrópolis registrou um grande número de acidentes de trânsito em 2020. A cidade é a terceira do interior do Estado com mais casos, de acordo com o estudo divulgado nesta segunda-feira (20), pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP).

Segundo o levantamento, em primeiro lugar do ranking do interior do Estado vem o município de Campos dos Goytacazes, seguido por Araruama, Petrópolis, Teresópolis e Volta Redonda. Na região metropolitana, os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Duque de Caxias ocupam as primeiras cinco posições na lista dos que registraram mais acidentes de trânsito no período da pandemia.

De acordo com o estudo do Instituto de Segurança Pública, no ano passado Petrópolis registrou 282 casos de lesão corporal culposa e 292 acidentes de trânsito. Em comparação com 2019, quando não havia o período pandêmico, a cidade contabilizou um número bem maior, caindo quase que pela metade do que o registrado no período anterior: foram 482 lesões corporais culposas e 463 acidentes de trânsito.

O levantamento revelou que no Estado do Rio houve uma queda de mais de 35% nos acidentes de trânsito de março de 2020 a fevereiro de 2021 na comparação com o período anterior. O delito de lesão corporal culposa caiu quase 40% e o de condução de veículo embriagado ou sob efeito de drogas teve decréscimo de mais de 27%. Apesar da redução expressiva dos registros de acidentes, o número de homicídios culposos se manteve praticamente estável, apresentando queda de pouco mais de 2%.

Os homens foram vítimas de quase 75% dos acidentes e de 82% dos homicídios culposos que aconteceram no trânsito no período pandêmico, que se iniciou em março de 2020. Pessoas com idades entre 30 e 59 anos representaram mais de 48% das vítimas fatais e metade dos acidentados no Estado.

Especificamente na capital, três avenidas se destacaram no número de registros de acidentes: avenidas Brasil, Américas e Dom Hélder Câmara. Já no caso dos homicídios culposos, a Avenida Brasil continua aparecendo em primeiro lugar, mas vem seguida da Cesário de Melo e da Santa Cruz.

Últimas