Petrópolis é recordista em acidentes de trânsito

08/05/2019 15:00

Petrópolis foi o município que concentrou o maior número de vítimas de acidentes de trânsito da Região Serrana em 2018, foram 369 acidentados. Segundo dados do Detran-RJ, dos quatorze municípios da serra do Rio de Janeiro, só os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo concentraram 83% das vítimas. De acordo com o levantamento, as vias onde mais foram registrados acidentes foram a BR-040, Estrada União e Indústria e a Estrada da Saudade. No mês da campanha Maio Amarelo, ações de conscientização e educação no trânsito tem o objetivo de reduzir o número de acidentes e, assim, salvar vidas.

Leia também:  Homem morre em acidente de moto na Avenida Barão do Rio Branco

Os dados sobre os trechos onde mais ocorreram acidentes apontados pelo Detran seguem as mesmas estatísticas apontadas pelo 15º Grupamento Bombeiro Militar. Além destas, os locais onde as equipes mais prestaram socorro a vítimas de acidentes de trânsito foram Avenida Barão do Rio Branco, ruas Coronel Veiga e Washington Luis e a Estrada União e Indústria no trecho que vai até Correas.

Em 2018, o 15º GBM realizou 789 atendimentos a vítimas de acidentes de diversos tipos: capotagem de veículos, colisão, queda de veículos, atropelamentos e fogo em veículos. E o maior número de vítimas continua sendo do sexo masculino com idade entre 18 e 29 anos. Mais do que números, os dados são importantes para alertar e identificar quais medidas precisam de adotadas para prevenir e evitar que novos acidentes aconteçam.

Para o comandante do 15º GBM, tenente-coronel Gil Kempers o investimento em medidas regulatórias e preventivas contribuem não só para salvar vidas, como para reduzir os gastos que os acidentes trazem para vários setores. “O acidente de trânsito onera os setores desde o primeiro atendimento as vítimas. O Corpo de Bombeiros tem o custo de pessoal, equipamento e viaturas, por exemplo. Tem o atendimento no hospital, o atendimento após o trauma. Muitas vítimas precisam de acompanhamento após a internação. Tem o seguro DPVAT, além da previdência social. O sujeito deixa de ser uma pessoa economicamente ativa, por meses, ou permanentemente em alguns casos”, pontuou.

O desrespeito a sinalização é o primeiro fator apontado no levantamento. Nos dados de atendimentos do Corpo de Bombeiros, boa parte das vítimas não possuíam carteira de habilitação. O comandante ressalta que ações de fiscalização continuada tem resultados positivos na prevenção de acidentes. “Devem ser propostas medidas alternativas para redução destes índices. Tanto na regulamentação, quanto na mobilidade urbana. Os acidentes acontecem geralmente em horários de menor fluxo e durante a madrugada, horários em que não há vigilância”. 

Segundo os dados do Detran, na Região Serrana, o número de vítimas de acidentes de trânsito caiu 9,6% em 2018 em relação ao ano anterior. Foram 1.263 vítimas contra 1.397 em 2017. As estatísticas elaboradas pelo Detran foram levantadas com base nos registros da Polícia Civil no estado. 

Maio Amarelo tem programação durante todo o mês

Com slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, o Detran lança a campanha Maio Amarelo 2019. O Detran fará ações durante todo o mês no estado. No dia 08, será realizada uma capacitação de professores, que serão multiplicadores de educação para o trânsito. A capacitação será na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) – R. Benjamin Constant, 213, Centro. Serão duas turmas às 10h e às 13h.

Leia também:  Campanha ‘Maio Amarelo’ levará ações para alunos da rede pública e particular  

A CPTrans também está promovendo ações durante todo o mês. No dia 09 terá uma apresentação no CEU da Posse sobre trânsito. No dia 10, uma ação de conscientização nos arredores do Obelisco, no Centro. No dia 13, uma apresentação do PlanMob ao Conselho Municipal de Segurança Pública. No dia 17, uma ação de conscientização nos arredores do Obelisco e abertura da CMTT 2019. No dia 18, apresentação do PlanMob na CMTT 2019 e nos dias 24 e 31 terão ações de Conscientização nos arredores do Obelisco. 

O 15º GBM fará um exercício simulado no dia 23 de maio, às 10h, na Praça Dom Pedro II, para conscientizar a população sobre a prevenção e prudência no trânsito. A Campanha Maio Amarelo tem o objetivo promover ações de conscientização voltadas para o comportamento de pedestres e motoristas no trânsito..  

Últimas