Petrópolis está entre os destinos turísticos que oferece internet gratuita aos visitantes

19/02/2021 18:59
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Levantamento feito pelo Ministério do Turismo mostra que o fornecimento de internet pública em pontos turísticos do país ainda é deficitário. De acordo com o mapeamento 74% dos destinos analisados não possuem o serviço disponível para os visitantes, nem para os moradores das localidades. Apenas 30, das 117 cidades analisadas ofertam, ao menos em alguns dos atrativos da região, sinal de rede liberado para os turistas. Petrópolis foi incluída na pesquisa e aparece na lista como um dos destinos com o serviço disponível.

Para realizar essa análise, o Ministério Público coletou dados com os gestores de cada região entre 6 de outubro e 11 de novembro de 2020. Entre os locais apontados com internet disponível para visitantes e moradores estão a Biblioteca Municipal, a Praça da Liberdade, o Palácio de Cristal e a Rua do Imperador (na altura do número 856). Sem precisar a velocidade da internet ofertada, a Prefeitura garante que nesses pontos, turistas e petropolitanos conseguem obter conectividade gratuita.

Apesar de conseguir estar entre os municípios de potencial turístico, com conexão disponível, o serviço ainda não se estende a todos os pontos de grande interesse entre os visitantes da cidade. A Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, a Casa Santos Dumont, o Relógio das Flores, o Trono de Fátima são algumas das atrações que ainda estão fora da lista, sem a oferta gratuita de internet. Na análise do Ministério do Turismo, falta planejamento e estrutura local para maior oferta do serviço. Segundo o órgão, o levantamento evidenciou que a situação das cidades e dos atrativos turísticos ainda engatinha no desenvolvimento tecnológico, apesar de 45% deles ter informado a existência de projeto, ainda não implementado, para disponibilizar internet pública gratuita.

Questionado sobre a existência de projetos para ampliar a conectividade nos pontos turísticos da cidade, o governo municipal respondeu por meio de assessoria de Comunicação, “que está analisando possíveis parcerias para a expansão dos pontos de internet gratuita no município”.

Em nota divulgada pelo Ministério do Turismo, o órgão informou que possui acordo de cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O objetivo é estabelecer “políticas públicas de digitalização e inovação para promover o Turismo 4.0 e, assim, possibilitar a transformação de rotas estratégicas em destinos turísticos inteligentes”.

Apoio do governo federal visa ampliar o serviço nos municípios

De acordo com o Ministério do Turismo, a ideia é que a partir deste diagnóstico, o governo federal inicie ainda neste ano, o suporte à digitalização dos destinos turísticos estratégicos, ampliando o potencial de desenvolvimento nas localidades. “Assim, com apoio do governo federal, caberá aos gestores municipais de turismo a elaboração de planos e projetos para o desenvolvimento de seus destinos e atrativos, melhorando o seu posicionamento e aumentando a competitividade e rentabilidade da atividade turística”, destaca nota divulgada.

“Em um mundo cada vez mais digitalizado, é essencial que os destinos brasileiros consigam acompanhar essa evolução para melhorarem seu posicionamento frente a outros concorrentes. Primeiro, mapeamos as necessidades e entendemos a realidade do país. Agora, vamos identificar as melhores soluções para cada localidade. O governo federal está empenhado em apoiar estados e municípios a transformarem destinos analógicos em digitais”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O levantamento da disponibilidade de internet pública considerou as 30 rotas turísticas estratégicas distribuídas em 158 municípios do programa Investe Turismo, que prevê um conjunto de ações para estruturar roteiros estratégicos por parte do Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae. E, ainda, as 10 Cidades Criativas do Brasil – título concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Deste universo de municípios, 117 destinos turísticos de 25 estados responderam aos questionamentos.

Segundo o diagnóstico da oferta de internet gratuita, a maior parte dos 30 destinos digitalizados, que constituem 26% do total pesquisado, está localizada na região Sul (33%), seguida da Sudeste (23%) e Centro-Oeste (17%). Já Nordeste e Norte representam, cada uma, 4% do total.

Além da instalação efetiva da internet, o Ministério do Turismo também buscou verificar a qualidade da prestação do serviço. Assim, em relação à conexão e velocidade da Internet, apenas 36% dos destinos afirmaram atender plenamente a esse quesito, sendo que 40% atendem parcialmente e 17% possuem menor qualidade no serviço – metade dos destinos (15) oferece velocidades de, no máximo, 20Mbps. Outros 7% não souberam informar se o serviço atende às expectativas do público-alvo.

Demais destinos turísticos estratégicos que têm internet pública gratuita no país:
Acre – Rio Branco
Bahia – Salvador
Ceará – Fortaleza
Distrito Federal – Brasília
Espírito Santo – Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante
Maranhão – São Luís
Minas Gerais – Belo Horizonte e Congonhas do Campo
Mato Grosso do Sul – Bodoquena, Bonito e Campo Grande
Mato Grosso – Cáceres
Pará – Salvaterra e Santarém
Pernambuco – Recife
Paraná – Curitiba
Rio de Janeiro – Petrópolis
Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves, Canela, Garibaldi e Gramado
Santa Catarina – Balneário Camboriú, Blumenau, Imbituba, Itajaí, Pomerode,
São Paulo – Santos e Ubatuba
Tocantins – Palmas

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