Petrópolis fecha maio com saldo negativo em geração de emprego
O município fecha o mês de maio com saldo negativo para contratações formais de trabalho. Dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa quinta-feira (27) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia mostram que Petrópolis perdeu 161 postos de trabalho no último mês.
O setor que apresentou os menores números de contratações foi o do comércio, com 617 desligamentos e 508 contratações, resultando em menos 109 vagas de trabalho. Nos primeiros cinco meses do ano, o comércio perdeu 447 vagas, 40% a mais do que em 2018, quando foram menos 277 postos.
Outro setor que apresentou saldo negativo foi a indústria da transformação. Foram 261 admissões e 304 demissões, resultando em menos 43 postos. Em maio do ano passado, esse número foi ainda maior, quando foram menos 55 vagas. O setor de serviços, que vinha apresentando saldo positivo em meses seguidos, teve saldo negativo de 21 postos. De janeiro a maio deste ano, este foi o único setor que se mantinha estável: foram criados 303 novos postos de trabalho formal.
No acumulado dos últimos 12 meses, o município criou 22.752 postos de trabalho nos nove setores (Extrativa mineral, indústria, serviço industrial, construção civil, comércio, serviços, administração pública, agropecuária e outros) e foram feitos 23.068 desligamentos, resultando também em um saldo negativo, com menos 316 postos de trabalho.