Petrópolis fica para trás no Natal deste ano; cidades vizinhas avançam

17/11/2023 04:17

Miguel Pereira foi a primeira a inaugurar a sua iluminação de Natal e nem esperou a virada de novembro: acendeu as luzes dia 26 de outubro, no aniversário da cidade, com direito à Maria Fumaça – trem turístico recuperado – iluminada, assim como o pórtico e pontos turísticos também decorados e acesos, além de uma árvore de Natal à beira de um lago. Já Nova Friburgo, acende as luzes na terça-feira com direito a shows e também a desfiles de Natal. E nós vamos licitar uma empresa para captar patrocínio e organizar a programação faltando 48 horas para a festa ser inaugurada, dia 30.  Já a iluminação de Natal, contratada via ata de registro de preços, pode até ficar pronta… Mas deve ser o básico.

Vai sair caro

Este ano também, como falamos ontem, não tem o túnel da 16 de Março. A árvore da Praça da Liberdade a prefeitura diz que é questão de honra montar. Por enquanto, o que está salvando é a programação do Sesc, a árvore do Quitandinha e ações isoladas de comércio e shoppings, além da Caravana da Coca-Cola que vai passar por aqui.  O baque nos setores que dependem dos turistas vai ser forte pelo andar da carruagem, caso os empresários ainda não tenham notado nosso despreparo frente à concorrência. A conta vai sair cara quando chegar janeiro e vai desesperar em 2024 porque ano que vem ninguém vai querer arriscar vir pra cá no Natal.

As primeiras fotos são de Friburgo e as duas últimas de Miguel Pereira: uma inaugura seu Natal na terça-feira e a outra tá bombando desde 26 de outubro.

Blindado

E o gabinete do prefeito Bomtempo está alugando um carro blindado. O veículo é do tipo ‘nível III-A’. Esta categoria de automóveis suporta todas as armas curtas mais potentes e é resistente a todos os calibres de armas de mão, inclusive submetralhadoras 9mm e o famoso calibre . 44 Magnum. Pelo menos é o que dizem os especialistas.

Conta outra

Estranho que na reunião do Conselho Municipal de Trânsito, na segunda-feira, a CPTrans disse, ao ser questionada porque não retirou o ônibus acidentado na linha Roncoroni, no Morin, de circulação, que não pode. Que só poderia mesmo multar. Ué? Mas, depois do acidente não interviu na linha e tirou o ônibus? Mas se não podia antes, pode depois?

Atraso

E a Defesa Civil emitiu um  alerta de chuva forte ontem, às 17h20. Só que já tinha começado a chover uns 10 minutos antes. Será que a tecnologia que nos atende na previsão do tempo é aquela ida à janela e colocar o braço pra fora e ver se tá pingando?

Petropolitano é um ser azarado mesmo. No inverno tem que andar de sombrinha porque chove todo o tempo. No verão, porque chove a qualquer momento. E na primavera tem que abrir o raio da sombrinha porque o sol tá queimando tudo. O que tem de gente de guarda-chuva aberto no sol não tá no gibi.

Ooops!

E o prefeito Bomtempo comemorou o 15 de Novembro, Dia de Proclamação da República, em suas redes sociais com foto do Museu Imperial. Oooops! Tinha o Rio Negro pra ilustrar…

Passeio presente

E  Segurança Presente que o governo do Estado nos trouxe no início do mês com governador Cláudio Castro inaugurando pessoalmente e tudo  tem rendido críticas.  No feriado, os agentes ignoraram os flanelinhas extorquindo os turistas na Rua Imperatriz.

Contagem

E Petrópolis está há 190 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Doação de livros A Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí está arrecadando livros infantis e infantojuvenis. As doações podem ser feitas no Palácio Itaboraí, na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso e na Biblioteca Gabriela Mistral, que fica na Praça da Águia. O objetivo da arrecadação é de que esses livros sejam doados para crianças e adolescentes em ações promovidas pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde. Quem for doar 30 ou mais livros, basta entrar em contato pelo número (24) 2103-2181 e agendar para que um responsável do Fórum Itaboraí busque no local combinado.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadeprtropolis.com.br

Últimas