Petrópolis ganha espaço para atendimento à mulher vítima de violência

26/03/2019 20:26

Com o objetivo de garantir a segurança e a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, acelerando o acesso à Justiça daquelas que estão com sua integridade física em risco, a Sala Violeta foi inaugurada nesta terça-feira (26.03) no Fórum de Itaipava. O espaço faz parte do Projeto Violeta, idealizado pela juíza Adriana Mello, em conjunto com autoridades envolvidas na defesa da mulher em situação de violência, recebendo o Prêmio Innovare.

Segundo a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (COEM), Suely Lopes Magalhães, todo o processo deve ser concluído em cerca de quatro horas: a vítima registra o caso na delegacia, que o encaminha de imediato para apreciação do juiz. Depois de ser ouvida e orientada por uma equipe multidisciplinar do Juizado, ela sai com uma decisão judicial em mãos.

“Hoje é um dia especial e que a união dos colegas faz a diferença. O projeto acolhe a mulher vítima de violência. A Sala Violeta absorve esta mulher que é recebida por uma rede com atendimento também psicológico e de assistência social, ganhando a confiança no poder judiciário”, ressaltou a desembargadora, Suely Lopes Magalhães. 

A Sala Violeta visa amenizar a exposição dessa vítima, reduzindo de quatro dias para quatro horas todo o processo de medida protetiva de urgência. Todo procedimento conta com uma tarja lilás identificando a celeridade da causa. “No mês da mulher, inauguramos a sala violeta, mais uma demanda do município”, destacou o Procurador Geral do Município, Sebastião Médici. 

A coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes, também esteve presente da inauguração e ressaltou essa conquista do município. “ A Sala Violeta é uma vitória para as mulheres. É mais um marco para o atendimento das vítimas de violência. Estamos muito felizes em saber que no segmento jurídico essa mulher será acolhida com efetividade assim como são nos programas de assistência oferecidos hoje pelo município”, pontuou.


Últimas