Petrópolis: história, gastronomia e cerveja ganham destaque em inventário turístico do Rio

31/12/2018 10:49

Representando R$ 600 milhões do PIB anual do município e empregando diretamente oito mil pessoas e, indiretamente, mais de 30 mil, o setor do turismo em Petrópolis vem se destacando no cenário nacional. Esta semana, a Secretaria de Estado de Turismo lançou o Inventário da Oferta Turística (IOT) que traz a cidade como destaque da Serra Verde Imperial. Composto por outras três cidades – Nova Friburgo, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu – o subpolo é famoso pelo clima ameno e agradável, a hospitalidade, a rica gastronomia e a exuberante beleza natural que oferece diversidade em suas atrações, com muitas unidades de conservação.

O inventário destaca ainda os casarões, os museus, o patrimônio histórico, a colonização, a gastronomia, os eventos culturais e a Rota Cervejeira como atrativos turísticos em destaque na região. São pontos, de acordo com o estudo do governo do Estado, que se tornaram indutores do turismo da Serra Verde Imperial e que devem continuar sendo o diferencial nestas cidades.

“O inventário da oferta turística retrata a grande diversidade da nossa Serra Verde Imperial, falando dos nossos atrativos turísticos. O documento é importante, não só para os visitantes, mas também é de grande ajuda ao setor, servindo para colaborar no planejamento da estrutura do turismo entre a governança pública e o nosso dinâmico setor empresarial para que juntos possamos alavancar e fortalecer, através desse grande setor, a economia de Petrópolis", ressaltou o presidente do Petrópolis Convention Visitour Bureau (PCVB), Samir El Ghaoui.

Petrópolis conta com cerca de 59% dos meios de hospedagem da região serrana. De acordo com dados da Prefeitura, a cidade tem 118 hotéis, pousadas, entre outros estabelecimentos. São ao todo 6.341 leitos disponíveis, segundo o último levantamento, feito em novembro de 2018. A maior oferta está no primeiro distrito. O crescimento nos números de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem e o aumento do fluxo turístico doméstico e internacional foram as principais razões que levaram o Ministério do Turismo a subir a categoria do município, passando de “B”, para “A” no novo Mapa do Turismo Brasileiro.

Inventário contempla 23 cidades em todo o Estado

Segundo Nilo Sergio Felix, secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, o Estado nunca havia realizado um trabalho de inventariação tão amplo e completo, inclusive com georreferenciamento. "O legado entregue para o turismo do Estado merece ser continuado, seja mantendo a sua atualização, como, também, estendendo o trabalho aos demais municípios. O estudo será um balizamento para diversos programas públicos e privados, em função do detalhamento minucioso da oferta turística. O Inventário colabora ainda para a gestão e para as estratégias promocionais dos municípios, contribuindo para o desenvolvimento regional do trade em todo o Estado", ressaltou.

O Secretário lembrou, ainda, que o IOT será importante para a formatação de novos produtos e a consolidação dos já existentes. "O conhecimento da oferta turística propicia a criação de roteiros temáticos e auxilia os novos investidores. Nos 23 municípios pesquisados, foram registrados 5.285 equipamentos e serviços turísticos, 1.122 atrativos naturais e 2.020 culturais, além de 181 eventos programados no calendário dessas localidades. O Inventário será uma fonte de consulta para diagnosticar melhorias necessárias e apontar as potencialidades a serem trabalhadas", concluiu. 

O IOT contemplou os municípios de Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itatiaia, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Teresópolis, Valença e Vassouras.

Quatro anos da Rota Cervejeira

Com o objetivo de fortalecer o turismo da Região Serrana, a Rota Cervejeira completou quatro anos de criação. Atualmente, 23 cervejarias de quatro cidades – Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis e Guapimirim – fazem parte do projeto. Dessas, 12 estão localizadas em nossa cidade.

"O projeto surgiu em momento de crise com o objetivo de alavancar o turismo da nossa região. Hoje temos um case de sucesso e contamos com grandes apoiadores como o Sebrae, a Firjan, a Fecomércio e a Associação Brasileira de Hospedagem. O nosso lema é: juntos somos mais, somos mais fortes e vamos longe", ressaltou a coordenadora da Rota Cervejeira, Ana Claudia Pampillón.

Segundo ela, todas as cervejarias, mesmo as "ciganas" (aquelas que não contam com local próprio para a produção) tem que promover algum tipo de experiência cervejeira para os visitantes. Além disso, a promoção de eventos e a participação de festas gastronômicas servem de divulgação dos produtos e da marca.

"Para 2019, conseguimos um estante no evento cervejeiro de Blumenal onde as pequenas cervejarias que participam da Rota poderão ir. Estamos nos fortalecendo e com essa ideia de cada uma ajudar a outra estamos conseguimos levar o nosso nome para vários locais e participar de grandes eventos", comemorou Ana Claudia, acrescentando que para o ano que vem mais três cervejarias irão se associar ao projeto.

A Rota Cervejeira conta com programa de visitação nas fábricas que promovem experiências em festivais, jantares harmonizados, entre outros atrativos fazendo seu papel no desenvolvimento da cultura cervejeira. Além disso, o projeto é divulgado em agências de turismo de todo o país que oferecem pacotes de visitação para os amantes da cerveja.


Últimas