Anualmente, Petrópolis é impactada por áreas com ocorrências de fogo em vegetação, principalmente em período de estiagem. Neste mês de setembro, até a manhã desta segunda-feira (16), 89 focos de incêndios florestais foram registrados pelo Corpo de Bombeiros no município.
O número aponta uma média de mais de cinco ocorrências do tipo por dia. Em todo o estado, neste mês, foram 2.723 incêndios florestais registrados.
O número chama atenção quando comparado aos dados anuais. Até aqui, em 2024, foram 319 ocorrências de fogo em vegetação em Petrópolis, sendo 89 apenas nos últimos 16 dias. Ou seja, neste período, o número de casos aumentou 38,6% na cidade no curto espaço de tempo.
Locais como Caxambu, Araras, Secretário, Morin, Pedro do Rio, Posse e Carangola são exemplos de áreas atingidas pelas queimadas no município.
Já em todo o território estadual, foram 17.107 ocorrências do tipo até aqui. Isso representa uma média de 1.798 casos por mês até agosto. Em setembro, até o momento, foram quase mil focos a mais que a média mensal do estado.
Segundo dados divulgados pelo Governo do Rio, 1,1 mil incêndios florestais foram debelados de quinta-feira até a manhã de domingo.
MPRJ busca acompanhar prevenção de incêndios florestais no município
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis, instaurou, na última sexta-feira, um procedimento administrativo para acompanhar a Política de Defesa Civil na gestão de risco e desastre no município, com foco nos incêndios florestais.
Convocação para denunciar casos
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) convocaram a população a denunciar casos de fogo em vegetação para que os responsáveis sejam identificados e punidos. As informações podem ser passadas pelo Linha Verde. As informações podem ser passadas de forma anônima pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253-1177 (capital). No aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, os usuários com sistema operacional Android ou iOS, podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia de anonimato.