Petrópolis lidera denúncias de crimes ambientais na Região Serrana

30/12/2018 11:40

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro exclusivo para recebimento de informações sobre crimes ambientais, recebeu 8.773  denúncias em 2018, em todo o estado. O número representa um aumento de 28%, se comparado  com 2017. Somente no mês de outubro, foram contabilizadas 942 denúncias. Petrópolis é o município da Região Serrana que lidera a lista, com 289 denúncias, e ocupa a sétima posição no estado.

Maus tratos contra animais e guarda e comércio de animais silvestres estão entre as principais denúncias feitas ao longo do ano, junto com extração irregular de árvores, desmatamento florestal e poluição do ar. Foram resgatadas mais de 254 aves da fauna silvestre que eram mantidas em cativeiro.

O município do Rio de Janeiro foi o que mais recebeu denúncias. Na Região Serrana, Nova Friburgo aparece bem abaixo de Petrópolis e ocupa a 16ª posição no estado. 

As denúncias ao Linha Verde são feitas pela população de forma anônima e auxiliam no combate aos crimes ambientais. As ocorrências também incluem construções irregulares e desmatamentos. Ao longo do ano, foram apreendidos cerca de 220 balões.

Entre os crimes ambientais que podem ser denunciados estão as queimadas, maus tratos contra animais, caça e guarda de animais silvestres, fabricação e comercialização de cerol, linha chilena e balões, poluição das águas e do solo, extração irregular de árvores, extração mineral, desmatamento florestal, pesca irregular, construção irregular, desvio de curso de rio, comércio ilegal de água, captação clandestina de água, despejo de esgoto clandestino, desperdício de água, rinhas de galo, carvoarias clandestinas, loteamento irregular, contaminação do solo e lixo acumulado.

As denúncias podem ser feitas através dos telefones (21) 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local). Também é possível denunciar pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, com possibilidade de envio fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço: www.facebook.com/linhaverdedd.

Últimas