Petrópolis não alcança meta de Educação Integral na rede pública municipal

06/mar 04:06

*atualizada às 9h20 para correção sobre prazo da janela partidária

O Plano Nacional de Educação completa 10 anos apenas com duas de suas 20 metas cumpridas avaliando todo o país. O PNE é um planejamento decenal com estratégias para a política educacional. Uma delas é a educação integral. O estipulado era ter ensino integral em metade das escolas públicas até este ano. Em todo o país, foi alcançado índice de 34%. O Plano é considerado, obviamente, fracassado e um novo, atualizado, será lançado este ano.

Aqui também

Petrópolis está longe da meta também. Hoje, são 26 das 135 escolas de ensino fundamental com educação integral. Isso é menos de 20%. Em 2021 eram 24 escolas com ensino integral e em 2016, último ano da gestão anterior de Bomtempo, eram apenas quatro unidades.

Mas, que situação… Pessoal que vai ao banheiro do Centro de Cultura, na hora de lavar as mãos encontra esse improviso de porta sabão líquido com reaproveitamento de uma embalagem de limpa vidros. Deve ser algum programa de reciclagem. Já a limpeza…

Tá atrasado

No dia 21 de janeiro a prefeitura fez uma compra, aderindo a uma ata de registro de preços, para que seja produzido um documentário sobre os 150 anos de Santos Dumont, custo de R$ 46 mil. Mas, ué? O aniversário de 150 anos do inventor não foi ano passado?

Reféns

A queda do poste na Rua Hyvio Naliato, em Cascatinha, que deixou a via interditada foi na madrugada. Já eram 8h e nada da Enel estar no local para o conserto. Já a CPTrans só emitiu nota às 8h indicando que os motoristas buscassem vias alternativas. Mas, aí já era tarde porque a essa hora tá assim de gente transitando no local. E mesmo se acessando as vias alternativas, essas ficaram congestionadíssimas. Advinha se tinha equipes orientando?

Na mesma

É dramática a situação do transporte público urbano na cidade operado pela Cascatinha e PetroIta. E pelo andar da carruagem, o Tribunal de Justiça do Estado – que postergou mais uma vez a decisão de ontem para o dia 19 – dá sinais de que não vai acompanhar a decisão da justiça local que mandou a prefeitura distribuir as linhas da Cascatinha entre outras empresas. Vai continuar capengando e colocando vidas em risco.

Contagem

E Petrópolis está há 300  dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Olha que bacana: a bióloga especialista em biodiversidade, Nurit Bensusan, fez uma doação de um livro de sua autoria, chamado “As sete vidas de Juarez” ao Instituto Caminho da Roça, ong de Secretário e foi levar o exemplar pessoalmente e conhecer mais de perto o trabalho dessa galera do bem.

Xiiiii….

O Supremo Tribunal Federal a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará que permitia o pagamento de honorários advocatícios por parte da Prefeitura a um escritório de advocacia em uma contratação pública sem licitação. O julgamento foi realizado pelo plenário virtual da Corte e todos os ministros seguiram o voto do relator, o ministro Luís Roberto Barroso. Interessante. Temos aqui o escritório Sardinha Associados, contratado igualmente sem licitação, naquela ação ganha em caráter liminar sobre o ICMS a mais. O escritório vem recebendo pagamentos sobre o recebido a mais mensalmente, coisa de 12%. Capaz de dar ruim.

Frenético

O início da janela partidária – que permite troca troca de partidos sem que haja punição para nossos queridos políticos em mandato – esquentou a política local. E tem algumas situações em suspenso com mais destaque: da campeã de votos, vereadora Gilda Beatriz, ferrenha oposição a Bomtempo que não tem como ficar no PSD caso o partido apoie a reeleição do prefeito. O outro é o vereador Dudu, disputado pelos partidos que estão pelejando para não ficar com seu passe. Já Fred Procópio queria ir para o MDB, mas já fez as contas e sabe que dependo dos colegas que tiver reduz a chance de ocupar uma cadeira. É frenético os bastidores desde a madrugada de ontem. E seguirão assim até as definições que podem ser feitas até 05 de abril.

Aventura  é aqui!

De 22 a 25 de maio, Petrópolis – considerada uma das cidades propícias para o turismo de aventura –   sedia o XIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e o VII Congresso Internacional de Atividades de Aventura. Organizado pelo Cefet/RJ Petrópolis, através do projeto de extensão Expedições, e pelo Laboratório de Estudos do Lazer  da Unesp de Rio Claro (SP), o evento reúne pesquisadores e profissionais do brasil e do exterior. O congresso visa fortalecer a formação de profissionais, impulsionar o turismo de aventura em Petrópolis e promover práticas seguras e eficientes. As inscrições estão abertas no site http://cbaa-ciaa.com.br, com preço promocional até 31 de março, e incluem um concurso fotográfico centrado em montanhas e esportes na natureza.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas