Petrópolis pode bater novo recorde de abstenções na eleição de 2022

17/04/2022 02:52

Além dos oponentes, os candidatos precisam enfrentar um concorrente de maior peso: a insatisfação geral com a política que afasta as pessoas das urnas. E Petrópolis, a cada eleição, bate recordes de abstenções e votos nulos ou em branco.

33,41% longe das urnas em 2018

Na última eleição que escolheu presidente, governadores e deputados em 2018, a abstenção somada aos votos nulos e brancos chegou a 33,41% do eleitorado apto na cidade. Eram 243.659 eleitores aptos, mas 162.244 foram os votos válidos.

Menos eleitores em 2020

Já em 2020, o eleitorado foi ainda mais reduzido: 240.152 pessoas eram aptas a votar para prefeito e vereadores. Mas as abstenções e ainda votos brancos e nulos somaram 159.415, ou seja, 33,61% do eleitorado.

Falta motivação

A tendência é de que em eleições municipais, quando se vota para prefeito e vereadores – políticos mais ‘próximos’ do eleitor- o interesse aumente um pouco, como foi em 2020, em comparação a 2018. Este ano, seguindo essa lógica e um envelhecimento da população com maiores de 70 anos deixando de ter obrigatoriedade do voto e ainda a falta de motivação do eleitor jovem, a partir de 16 anos, pode deixar mais gente longe das urnas.

Justificativa mais fácil

A tecnologia, que se por um lado nos faz ter uma apuração mais rápida dos votos, por outro dá mais facilidade para distanciar o eleitor. Hoje em dia o voto não dado por ser justificado até por celular…

Antes do almoço de Páscoa faça uma boa ação: o banco de sangue Santa Teresa está pedindo com urgência doações. E todas as pessoas que fizerem uma doação de sangue hoje vão ganhar uma caixa de bombons. O banco precisa de 80 a 100 doações por dia, e atualmente vem recebendo de 20 a 30 doações diariamente, número muito abaixo do necessário. O banco fica ao lado do Bradesco, na Paulo Hervê, no Bingen.

Fica esperto Hingo!

Quando a gente vê o vereador Dudu todo pimpão ao lado do prefeito Rubens Bomtempo ficamos pensando: se der ruim nas urnas para Hingo Hammes é bom ele ficar esperto porque senão perde também a presidência da Câmara.

Quem diria…

Agora, pensa bem: uma atual legislatura formada por uma boa quantidade de parlamentares que se elegeu com a bandeira ‘vou cassar Dudu’ escolher o cara como presidente da Câmara vai dar o que falar…

Azedos

Não andam boas as relações entre o prefeito Bomtempo e os lojistas. Cobranças de ações pós-chuvas feitas publicamente azedaram a convivência.

Que vacilo!

Nessa, nossos queridos políticos comeram mosca: a obra da ligação Bingen-Quitandinha começou e já avança, inclusive com moradores reclamando, e ninguém foi lá posar para uma foto e usar nas redes sociais.

A ligação Bingen-Qtandinha, que começou a ser feita pelo governo do Estado depois de 80 anos, mas que ainda, estranhamente, não virou ponto turístico para nossos políticos.

Lula-Castro?

O papo que rola é que Cláudio Castro, mesmo com acordo com os bolsonaristas, liberou seus correligionários e afins para defender também a candidatura Lula-Castro.  A deputada federal Clarissa Garotinho, que está doida para ser sua vice, foi às redes sociais ‘denunciar’ que Castro sequer mencionou a primeira dama, Michele Bolsonaro, em postagens sobre a inauguração de uma escola para autistas em Tanguá.

Já era

Lembra que os vereadores estão todos pimpões confiantes com nomeação de aliados no governo Bomtempo? Pois depois da votação do pedido de cassação do prefeito as conversas para alguns acabaram.

Rápido demais

Talvez pelas agruras que estamos vivendo desde o início, mas vocês repararam que 2022 meteu quatro meses em 15 dias? São cinco meses apenas para as eleições.

Lago de Nogueira

Lembra da obra de revitalização da orla do Lago de Nogueira e a construção do Jardim Botânico na localidade? Então. Em setembro foi assinado contrato com a empresa que faria o projeto ao custo de R$ 593 mil. O prazo era de 150 dias corridos. Já deve estar para ser apresentado, não?

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetopolis.com.br

Últimas