Petrópolis pode repetir mais de 120 mil abstenções, brancos e nulos

02/10/2022 02:13

Na eleição de 2020, mesmo sendo com cargos mais ‘próximos’ do eleitor, para prefeito e vereadores, Petrópolis registrou no primeiro turno 71.799 ausentes, 8.498 votos em branco e 12.520 votos nulos. Significa 38% dos 240.152 eleitores aptos a votar. No segundo turno foram 9.058 votos em branco, 27.839 nulos e 85.621 abstenções, total de 122.518 votos não válidos, o que representa 51% do total de eleitores que estavam aptos.

Prós e contras

A polarização entre Lula e Bolsonaro, no entanto, pode estimular menos abstenções, brancos e nulos, porém pode ser que os mais de 122 mil votos não válidos se repitam hoje. O arrefecimento da pandemia pode ajudar a reverter mas, por outro lado, um tempo instável e a chance de justificar o voto até pelo celular pode desestimular a ida às urnas.

Mais de 33% longe das urnas em 2018

Petrópolis é uma das cidades recordistas no país de abstenções, nulos e brancos somados. Na última eleição que escolheu presidente, governadores e deputados em 2018, a abstenção somada aos votos nulos e brancos chegou a 33,41% do eleitorado apto na cidade. Eram 243.659 eleitores aptos, mas 162.244 foram os votos válidos.  Ou seja, 81.415 deixaram de votar ou votaram nulo ou em branco.

Ficou muito bacana o Circuito de Lazer e Cultura ao redor da antiga fábrica Companhia Petropolitana em Cascatinha. O espaço tem 700 metros para caminhada e ainda por ser usado para programação cultural. Ele fica aberto aos domingos e feriados, de 7h às 18h, com entrada franca.

Votos sofridos

Nos últimos dias de campanha (chuvosos em Petrópolis) cabos eleitorais de candidatos faziam de tudo para que os incautos eleitores aceitassem receber um santinho. Mas, era muito olé nas ruas. Tava difícil dos papéis serem aceitos, o que dá o tom da distância do eleitor da cidade com as urnas…

LNCC no Bicentenário

O Laboratório Nacional de Computação Científica participa da 19ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O LNCC oferecerá dia 18, em sua sede, oficinas, realização de experimentos e  palestras e visita ao  super computador Santos Dumont. As atividades fazem parte do programa Portas Abertas. A programação e como se inscrever estão no site do LNCC.

Obras irregulares

Parece que a prefeitura fará uma campanha para coibir a construção irregular às margens dos rios. Pelo menos estão comprando 12 placas que serão colocadas perto de rios dando o alerta. Além disso, a prefeitura mandou fazer 600 adesivos para colocar em obras irregulares, depois de embargadas.  Sobre o assunto ficamos pensando: em relação às construções irregulares históricas nas margens dos rios – comunidades inteiras assentadas há 30, 40 anos – o que será feito?  Outra coisa que chama a atenção é a quantidade de obras irregulares correspondentes aos 600 adesivos que a prefeitura mandou fazer. É coisa à beça, mas é pouco.

Golpe

Vamos vender pelo mesmo preço que compramos: um vereador estreante achou que seria mais esperto que os demais e começou a recolher assinaturas para o fim das sessões online. Assim, seu assessor explicava aos incautos vereadores que assinavam – sem ler – a petição. Um deles, mais escaldado, resolveu conferir o que dizia o papel e… surpresa! Vetava a reeleição para a presidência do legislativo, no caso, a de Hingo Hammes, candidatíssimo. 

100 anos do Cenip

Um dos pontos altos das comemorações pelos 100 anos do Cenip é o Prêmio Literário, que tem como tema “Por trás dos muros da escola, 100 anos de glória”. O edital, aberto para recebimento dos trabalhos concorrentes segue até 31 de outubro no e-mail premioliterariocenip@gmail.com. Serão contemplados 80 trabalhos em poesia e prosa de alunos, ex-alunos, professores, equipe gestora atual, assim como ex-professores e ex membros das equipes passadas. Os selecionados vão compor uma obra literária que terá lançamento em dezembro.

Essa pintura de foto leva a assinatura do genial Renan Piva.

Consumo consciente

No Brasil, 32 mil empresas de vestuário produzem, por ano, 5,5 bilhões de peças. Depois das vendas, promoções, envio para bazares e outlets, 7% do total ainda sobram, o que dá 150 milhões de peças encalhadas. Algumas empresas doam este material, mas outras incinerariam a produção. E hoje rola um movimento de se consumir apenas de empresas que destinam o encalhe à doação, ou seja, o consumidor está ligado até mesmo no processo de pós-produção.

Gruparj

O Instituto Grupo de Pacientes Artríticos de Petrópolis, o Gruparj, promove de 10 a 21 de outubro, em sua sede, campanha de conscientização sobre a Artrite Reumatoide e Osteoporose. Serão realizados, sempre das 9h às 17h, teste de avaliação postural, aferição de pressão, cálculo e avaliação de índice de massa corporal. Estão previstas ainda dinâmicas de alongamento, oficina de expressão corporal, meditação e roda de conversa. A entrada é franca e o Gruparj fica na Rua Monsenhor Bacelar, 589.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas