Petrópolis poderá contar com dois atletas na edição 2020 dos Jogos Olímpicos
Já confirmado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (Cbc) como um dos que ocupará as duas vagas disponíveis, Henrique Avancini fará a sua segunda participação consecutiva no outro lado do mundo. Líder do ranking brasileiro na categoria Elite, apenas um desastre o impedirá de buscar a inédita medalha para o país.
No mês passado, o único brasileiro a largar na Elite da Maratona de Londres, na Inglaterra, o petropolitano Daniel Chaves terminou a prova em 15º colocado. Todavia, o tempo alcançado por ele assegura o índice para que a Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) o convoque para correr no Japão.
Daniel alcançou a marca de 2h11min10s na capital londrina, tempo considerado necessário pela Iaaf (entidade internacional de atletismo)para uma convocação na maratona. Isso, aliás, lhe dá a condição de primeiro colocado no ranking brasileiro da modalidade.
Porém, a vaga de Chaves não está confirmada porque a Cbat não anunciou quais serão os critérios de convocação para os brasileiros. Só que o resultado do petropolitano o aproxima demais da próxima edição olímpica. Na edição do Rio de Janeiro, os competidores Marílson Gomes dos Santos, Paulo Roberto de Almeida Paula e Solonei Rocha da Silva são os representantes brasileiros no masculino.
Treinador de Daniel, que é petropolitano, vê vaga muito próxima – A Tribuna não conseguiu localizar Daniel Chaves para falar do momento importante na sua carreira. Mas de acordo com o seu treinador, Jorge Luís Silva, o atleta tem todas as condições de ser um dos brasileiros que vão buscar uma medalha olímpica em 2020. Para ele, o corredor atravessa excelente fase.
“Ele (Daniel Chaves) foi muito bem em Londres e isto demonstra que é um dos melhores do país na maratona. Temos muita confiança que irá evoluir ainda mais. Há muito o que se fazer, mas a tendência é de melhorar cada vez mais”, disse Jorge, que também é petropolitano e se tornou o primeiro treinador de Daniel Chaves, quando este tinha apenas 12 anos.
Leia também: Giuliana Salvini Morgen fica em quarto na Swiss Bike Cup