Petrópolis precisa dos serviços do Detran
O Detran Presente entra na sua segunda temporada com a mesma missão: desburocratizar e facilitar a vida do cidadão do estado do Rio de Janeiro. E, mais uma vez, Petrópolis está logo entre as primeiras cidades a serem beneficiadas pelos serviços do Detran. Para comemorar o 175º aniversário da Cidade Imperial, o mutirão estará pela quinta vez no município da Região Serrana, nesta sexta-feira, 16 de março.
Ao lado de Volta Redonda, Petrópolis foi a cidade que mais edições do Detran Presente recebeu em 2007, ano que o mutirão começou a percorrer as cidades do estado. E foi justamente pela Cidade Imperial que o Detran Presente estreou em 6 de maio de 2017. De lá até hoje, foram realizadas 50 edições em 25 cidades e mais de 86 mil atendimentos. Um sucesso. Por isso, tenho a certeza de que o Detran Presente deu certo e ficará para sempre como um programa de atendimento do Detran-RJ.
Desde que assumi o Detran, em fevereiro de 2017, coloquei a melhoria da qualidade do atendimento público e a desburocratização dos serviços como legados da minha gestão. Depois de um ano à frente do órgão, acredito que estamos no caminho certo. A cada dia, aperfeiçoamos ainda mais os serviços. A melhoria precisa ser contínua. Não pode parar.
Durante os dois primeiros meses do ano, fizemos, novamente, um estudo de demanda reprimida nas cidades do estado. E foi a partir dele que montamos a estratégia do Detran Presente em 2018. E Petrópolis novamente mostrou uma demanda reprimida que precisa ser atendida. Por isso, temos a certeza de que Petrópolis precisa dos serviços do Detran. Nos primeiro dias de agendamento para o próximo Detran Presente já foram preenchidas 600 das 1.000 vagas abertas para o serviço de vistoria de veículos, o mais procurado. Um prova concreta da demanda reprimida existente.
Mais de 150 funcionários do Detran estarão presentes no Centro de Exposições em Itaipava, na sexta-feira, dia do aniversário da cidade. Das 9h às 16h, teremos todos os serviços do Detran à disposição: vistoria anual de veículo, emissão da carteira de identificação, renovação da Carteira Nacional de Habilitação e abertura de recursos contra multas. Além dos serviços, também vamos oferecer um curso de mecânica básico para todos, com três horas de duração e aulas práticas e teóricas.
Antes mesmo do Detran Presente, o Detran já havia dado outro presente antecipado para a cidade. No dia 1º de março, inauguramos mais uma unidade de atendimento. O novo posto em Itaipava tem uma capacidade de 400 atendimentos diários, com serviços de identificação civil, habilitação e registro de veículos, e fica em uma área de 355 m² no Shopping Estação Itaipava. Realizamos uma parceria público privada com o shopping e conseguimos oferecer serviços modernos e ágeis para todos. O grande vitorioso desta ação foi o cidadão petropolitano.
O Detran Presente é um programa que veio para ficar e para ajudar as pessoas. Até o fim de 2018, serão realizadas, no mínimo, mais 50 edições. Não tenho dúvidas de que os cidadãos de Petrópolis e de toda a Região Serrana, mais uma vez, vão abraçar o projeto e aproveitar todos os serviços oferecidos. O Detran Presente é o início de uma transformação, com ofertas de serviços ágeis e de qualidade para melhorar a vida do cidadão.