Petrópolis quer apoio do Estado para construir casas populares e vila para idosos

28/08/2019 09:48

Representantes da Secretaria de Obras, Habitação e Regularização Fundiária se reuniram na última terça-feira (27) em Petrópolis com representantes da Subsecretaria de Habitação do Estado (ligada à Secretaria de Cidades do Estado) para discutir formas de utilizar recursos estaduais para a construção de casas populares. Uma das possibilidades é aproveitar recursos do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (Fehis), que é voltado para a política habitacional à população de baixa renda, para erguer as moradias. Há também intenção de criar um programa específico voltado para os idosos. Uma das propostas é criar uma Vila da Melhor Idade, um espaço onde haverá estímulo à convivência entre eles e oferta de assistência pública.

O subsecretário de Habitação do Estado, Fábio Quintino, solicitou que o município apresente um plano de ação informando o número de famílias a serem beneficiadas e detalhando ações para a retirada de pessoas de áreas de risco, além de formas para coibir a ocupação irregular. “É importante a gente ter essa visão conjunta do trabalho da Prefeitura de Petrópolis e do Governo do Estado para ver quais as soluções se aplicam em cada realidade. Com isso, podemos tentar, de alguma maneira, intervir com sucesso na questão habitacional do município”, disse.

Leia também: Brasil se inspira no Uruguai para adotar políticas para idosos

Também na terça-feira o grupo vistoriou  dois terrenos do Estado onde serão construídas moradias em Petrópolis – em Benfica (Itaipava) e na Mosela. “Nós temos a habitação como um dos principais compromissos da nossa gestão. Temos o Vicenzo Rivetti com 776 unidades em fase final de construção, onde o município vem fazendo toda a infraestrutura necessária para os moradores. Na Posse, são 144 unidades que serão entregues em totais condições. E estamos buscando a liberação para a contratação o quanto antes de mais unidades, tanto no Caetitu, que é terreno do município, quanto na Mosela, em Benfica e no Vale do Cuiabá, que são do Estado. O objetivo do município é ter o máximo de parceiros possíveis e buscar, também, novas modalidades de projetos”, ressaltou o prefeito Bernardo Rossi.

“Há uma possibilidade de implementação de um projeto habitacional de apartamentos ou casas com recursos oriundos do Fehis e também a possibilidade de um projeto de criação de habitação para a terceira idade, que seria um programa implementado pelo governo do Estado. Nós estivemos olhando alguns terrenos para implantação desse projeto”, afirmou a subsecretária de Obras, Habitação e Regularização Fundiária, Raquel Motta.

Também participaram da reunião e da vistoria dos terrenos a secretária de Assistência Social, Denise Quintella, o diretor de Habitação e Regularização Fundiária, Antônio Neves, e o diretor de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Rodrigo Lopes.

Últimas