Petrópolis recebe Copa Rio de Janeiro de Ciclismo este mês
Petrópolis recebe no dia 25 de março uma etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo, evento homologado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) na classe 4 e pela Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro (FECIERJ) na classe 1. A largada da primeira bateria será às 10h em frente ao Parque Municipal, em Itaipava. São esperados mais de 200 atletas de todo o país na disputa de 23 categorias. As inscrições para a competição serão abertas no próximo dia 10 e podem ser feitas até o dia 23 pelo site: www.papeleguas.org.
A prova será disputada em percurso nas estradas União Indústria e BR-495, com chegada no KM 9. Após a disputa, os atletas retornam ao Parque Municipal para a premiação. A Copa Rio de Janeiro é composta por cinco etapas que contam pontos para o ranking nacional da 1ª à 15ª posição de cada categoria, e ranking estadual do 1º ao 30º lugar.
“Será uma grande oportunidade para os ciclistas da cidade acompanharem um evento de nível nacional. Para a cidade, é sempre importante receber eventos com atletas de todo o país”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, lembrando também que a prova conta com o apoio da prefeitura.
Arthur Castro, um dos organizadores do evento, destaca que o Rio de Janeiro é um Estado com vocação para a modalidade e que Petrópolis é uma das etapas mais esperadas pelos atletas. “As belezas naturais do percurso chamam a atenção dos competidores. É uma prova muito bem conceituada em todo o país. Iniciativas como esta fortalecem o ciclismo de ponta, permitem descoberta de novos talentos e promovem mobilidade urbana. Acreditamos no sucesso dessa mais etapa”, disse.
Evento vai beneficiar o turismo da região
Além da Superintendência de Esportes e Lazer, a prefeitura também vem apoiando o evento por meio da Turispetro. A parceria com eventos esportivos como este faz parte do conjunto de ações da secretaria para fomentar o turismo em Itaipava, que por anos foi deixado de lado. Com a vinda de cerca de 200 atletas para a cidade, a expectativa é de que a Copa Rio de Janeiro de Ciclismo movimente os hotéis e restaurantes da região.
“Os ciclistas normalmente não vêm sozinhos. Eles vêm com parentes, treinadores, então o número de pessoas que um evento como esse movimenta é muito grande. Por isso estamos sempre apoiando essas iniciativas, sejam culturais ou do esporte, que ajudam a alavancar o turismo na região. Esses visitantes vão se hospedar nos nossos hotéis, comer nos restaurantes, aproveitar o comércio local e isso é muito positivo para a cidade”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.