Petrópolis recebe núcleo avançado do DRM na Defesa Civil
Base terá quatro geotécnicos para atuar em apoio ao município durante todo verão
Dentro das ações de prevenção às chuvas de verão, o governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Petrópolis está instalando um núcleo avançado, com técnicos do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do município. O reforço na estrutura para prevenção e respostas às chuvas, chegou à cidade nessa quinta-feira (09). O prefeito Hingo Hammes recebeu o presidente do DRM-RJ, Luiz Cláudio Almeida Magalhães, e o Secretário de Estado do Ambiente, Bernardo Rossi, que está a frente dos trabalhos do Comitê Permanente de Chuvas do Estado.
“A instalação deste núcleo avançado é mais um passo crucial para preservar vidas. Este é o nosso principal objetivo aqui. Agradeço ao governador Cláudio Castro, ao secretário Bernardo Rossi, e toda equipe do DRM por esse apoio”, destaca Hingo.
“A base contará com quatro geotécnicos para reforçar a equipe do município e atender demandas de outras cidades da Região Serrana. Esta iniciativa está integrada às ações do programa Serrana Resiliente e visa proteger a vida das pessoas,” destaca Bernardo Rossi.
Segundo o município, a equipe estará à disposição até o fim do período de chuvas de verão. A intenção é que os atendimentos à cidade em caso de necessidade para proteger a vida das pessoas sejam ágeis.
O presidente do DRM-RJ pontua que Petrópolis é uma cidade de alto risco geológico, por isso irá abrigar o núcleo nesta região. “A instalação do núcleo avançado permitirá mais agilidade na avaliação técnica de áreas em risco geológico, caso necessário, e uma resposta mais imediata. Caso o DRM seja acionado para apoio técnico, nossa equipe já estará presente para atuar imediatamente”, explica Luiz Cláudio Almeida Magalhães.
A expertise técnica do DRM é reconhecida nacionalmente, com histórico de suporte técnico a municípios em todo país. Exemplo disso foi o envio técnico do órgão à região da Serra Gaúcha para apoio durante a maior catástrofe climática no Sul, e também de técnicos do Núcleo de Análise e Diagnósticos de Escorregamentos (Nade), ao Estado de Alagoas para prestar auxílio em razão de uma situação de emergência, decretada por risco iminente de colapso de uma mina da petroquímica.
Leia mais notícias sobre Petrópolis