Petrópolis registra aumento de mais de 300% de casos de golpes virtuais durante a pandemia
Em tempos de pandemia e consequente isolamento da população, como forma de prevenção à covid-19, a interação social por meio dos meios digitais se tornou um importante meio para o consumo de bens e serviços.
O crescente uso da internet, com a facilitação de novos aplicativos, para a realização de compras, resultou em significativa elevação de registro de golpes virtuais. De acordo com dados de empresa especializada em segurança digital, a Apura Cybersecurity Intelligence, em 2020, houve alta de 394% em casos de ameaça eletrônica se comparado com 2019. Petrópolis não ficou muito longe da projeção nacional. O Procon registrou um aumento de 307% em relação ao ano anterior.
De acordo com o levantamento feito pelo órgão, foram contabilizadas em 2020 89 fraudes oriundas de transações pela internet, ante 29 casos de 2019. Para 2021 os cuidados devem ainda ser redobrados tendo em vista a chegada do 5G, tecnologia que aumentará a quantidade de pessoas e de dispositivos conectados à internet, além de novos sistemas que facilitam a realização de pagamento, como o PIX.
O Procon alerta que a internet é um dos meios preferidos pelos criminosos, onde se torna fácil a obtenção de senhas e dados pessoais do consumidor, como números de documentos, cartões de crédito, telefones, dados bancários, senhas entre outros.
De acordo com relatório da Apura Cybersecurity Intelligence, em 2020 foi contabilizado o vazamento de 958 mil CPFs, 592 mil cartões internacionais, 262 nacionais e 220 milhões de credenciais de acesso, como senhas. A empresa rastreia todos os indícios de crimes, ao todo, ano passado foram apontadas 272 milhões de ameaças.
A aplicação de golpes por meio de sites falsos está entre os casos mais comuns em Petrópolis. De acordo com o Procon, deve-se desconfiar quando um site oferecer mercadorias com preços muito abaixo do mercado. Para atrair consumidores/vítimas, muitas vezes sites falsos apresentam descontos que chegam a ser a metade dos valores registrados pelos sites oficiais ou em lojas físicas. A área de produtos eletrônicos é uma das mais afetadas. Dos 89 golpes registrados no ano passado em Petrópolis, 42 foram relacionados às transações de compra de celulares, aparelhos de televisão, geladeiras, tabletes entre outros do segmento. O ano anterior, 2019, fechou com 11 casos do tipo.
A farmacêutica Flávia Moura foi vítima de um golpe virtual. Ao anunciar seu veículo para venda em um site de ofertas de produtos, teve seu número de celular clonado e todos os contatos do copiados. Várias mensagens foram enviadas para amigos e familiares, solicitando em nome da vítima, o depósito de valores diversos em contas bancárias. Flávia Moura teve que fazer o registro da ocorrência na delegacia, ficou com o seu número de celular bloqueado e os responsáveis não foram identificados. “Foi um grande transtorno, fiquei sem acesso a dados do meu celular até que tudo fosse resolvido”, conta a farmacêutica.
O financiamento de veículos também é alvo de golpes. O Procon registra casos de consumidores que tentaram efetuar o pagamento por meio de contato de aplicativo de celular, receberam boleto falso em nome do banco relacionado e consequentemente, a quitação da parcela não foi registrada pela entidade financeira.
Também ganhou visibilidade durante a pandemia o golpe do consignado, com depósitos ou descontos em contas de aposentados e pensionistas, sem a anuência dos titulares. Para o Procon o aumento de mecanismos que facilitam as transações virtuais foi responsável pelo alto índice de ocorrências. O órgão orienta que o consumidor, vítima de uma fraude, deve fazer o boletim de ocorrência e se dirigir ao Procon para que as medidas cabíveis sejam tomadas.