“Petrópolis sem fome”: rede de solidariedade quer atender 4 mil famílias
Foi dada a largada nas arrecadações da rede de solidariedade “Petrópolis Sem Fome”, uma parceria da sociedade civil junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal. A iniciativa busca amenizar a situação delicada de famílias que vivem com a insegurança alimentar e nutricional no município, impulsionando a arrecadação de alimentos e auxiliando as ações de solidariedade já existentes.
Mais de 25 instituições, organizações ou ações solidárias de amigos se inscreveram no projeto. Ao todo, cerca de 4 mil famílias podem ser beneficiadas com a ampliação das doações e o apoio logístico dos mais de 40 voluntários cadastrados na rede.
A arrecadação, inicialmente, está sendo feita em 5 pontos parceiros no Centro, Independência, Itamarati, Araras e Posse. Mas boa parte das instituições cadastradas também funcionarão como ponto de coleta.
Outro ponto importante na arrecadação é com relação aos pedidos pontuais de alimentos ou determinados produtos. Muitas instituições cadastradas no “Petrópolis Sem Fome” possuem demandas específicas, como leite, por exemplo. É aí que entra a rede de solidariedade: pedindo as doações, administrando os alimentos arrecadados, promovendo a troca entre as instituições e ajudando na logística:
“O trabalho de solidariedade já existe, é feito por associações de moradores, igrejas, terreiros, organizações sociais ou mesmo por famílias ou grupos de amigos do município. O que queremos é impulsionar e contribuir na arrecadação, na troca de necessidades e logística. Quanto maior a arrecadação, mais famílias receberão ajuda via instituições parceiras”, disse o vereador Yuri Moura (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.
Além do corpo de voluntários, dezenas de pessoas se inscreveram como doadores do projeto, o que deve ajudar no aumento da arrecadação e no acolhimento das demandas específicas de cada instituição parceira. A família que procurar ajuda através do projeto e não estiver cadastrada em nenhuma ação solidária, será encaminhada para inscrição na instituição parceira mais próxima de sua casa.
A Comissão de Direitos Humanos, junto à equipe de organização voluntária, se comprometeu em divulgar relatórios públicos sobre a arrecadação e o andamento do projeto. Quem quiser ajudar, pode se inscrever no link bit.ly/petrosemfome.
O formulário é para os que querem ser voluntários no Petrópolis Sem Fome ou mesmo para quem já possui alguma ação social e precisa de apoio. O contato também pode ser feito pelas redes do projeto: facebook.com/petropolissemfome e no instagram @petropolissemfome.
Pontos de Arrecadação:
- Centro:
Mahara Tattoo e Piercing e Lust Company
Galeria Arcádia 31, loja 09
Horário de funcionamento: Seg a sab
11h às 19h
- Independência:
Centro Educacional Comunidade Sao Jorge
Rua Leonor Maia, 99
Horário de funcionamento: Seg a qui
10h às 16h
- Araras:
Associação dos Amigos do Bairro Jardim Araras
Estr. Bernardo Coutinho, 9435
Horário de funcionamento: Seg a sexta
8h às 13h
- Itamarati:
Creche São José do Itamarati
Rua Quissamã, 2012
Horário de funcionamento: Seg a qua
11h às 16h
- Posse:
Praça CEU
Estr. União e Indústria, 32877
Horário de funcionamento: Seg a sexta
8h às 17h