Petrópolis tem 58% menos registros de ocorrência de crimes em maio

23/06/2020 10:24

As medidas de distanciamento social durante a pandemia contribuíram para diminuir os registros de ocorrências de crimes em todo o estado. Em Petrópolis, foram feitos 58% menos registros nas duas delegacias de polícia, no Retiro e em Itaipava, em comparação com maio do ano passado. Para o Instituto de Segurança Pública, a redução pode refletir, de fato, que menos crimes estão sendo cometidos, mas também pode indicar uma subnotificação das ocorrências.

Segundo os indicadores do ISP, em maio foram feitas 394 registros na 105ª DP e 106ª DP, enquanto em 2019 foram 942 no mesmo período. Em relação aos crimes mais violentos, estão o homicídio culposo, que teve apenas um registro no último mês; tentativa de homicídio foram doi registros; lesão corporal dolosa foram 38; e estupro foram 7 registros. 

Os crimes de estelionato foram 26 em maio, treze a menos do que em 2019. O crime de ameaça teve uma redução expressiva, em 2019 foram 143 registros e, neste ano, 33. Foram registrados 69 furtos em maio, 61%  a menos do que em 2019, quando foram registrados 180. O total de roubos também teve uma redução, foram 5 em maio, enquanto no ano passado foram 34.

De acordo com o Instituto, no período a partir de 13 de março, quando foram adotadas as medidas restritivas para prevenir e combater a propagação da pandemia do novo coronavírus, os registros de ocorrências dos crimes sofreram impacto nos meses de março, abril e maio. A diminuição dos índices pode se dar por causa do distanciamento social, que ajudou na redução da criminalidade, e da diminuição dos registros das ocorrências, resultando em subnotificações. 

De janeiro e maio deste ano, ocorreu uma redução de 33,3% no número de registro nas duas delegacias no município. Foram 4.547 no ano passado, e 3.034 neste ano. Os dados divulgados pelo Instituto são referentes aos registros de ocorrências lavrados nas delegacias de Polícia Civil.

Durante o período de restrições, denúncias e boletins de ocorrência podem ser feitos pela Delegacia Online e pela Central 190. O atendimento presencial para medidas de urgência pode ser feito em todas as unidades policiais.

Leia também: Homem que vendia droga pelo whatsapp é preso no Loteamento Samambaia

Últimas