Petrópolis tem 90% de ocupação hoteleira nesse feriadão, diz Associação dos Hotéis

10/10/2021 10:10
Por Redação / Tribuna de Petrópolis

Petrópolis está sendo um dos municípios do interior do Estado mais procurados pelos turistas neste feriadão de Nossa Senhora Aparecida. Segundo uma pesquisa da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRio) a taxa de ocupação está em 90%.

De acordo com o levantamento, a média de ocupação está em 78% de quartos reservados para o feriadão de Nossa Senhora Aparecida no Estado. O número representa um aumento de 21,53% em relação a 2020.

“A cada pesquisa apresentada fica mais evidente que o Rio de Janeiro está sendo um dos destinos nacionais mais procurados pelos viajantes. Temos municípios batendo percentuais extremamente altos, como Teresópolis, na região turística Serra Verde Imperial, e Arraial do Cabo, na Costa do Sol, que marcaram, 94% e 92%, respectivamente”, comemorou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Na Serra Verde Imperial, Nova Friburgo também se destaca com 78% de ocupação até o momento. Nas Agulhas Negras, Itatiaia/Penedo se destacam com 80%. Já no Vale do Café, região procurada pelos amantes do turismo rural e histórico, Valença/Conservatória registra 78%; Vassouras, 75%; e Miguel Pereira, 65%.

A busca pelo litoral também foi grande. Angra dos Reis tem 85% e Paraty, 81%, dos quartos reservados. As cidades, que estão localizadas na Costa Verde, recebem turistas que se encantam com os passeios de barco e a enorme quantidade de praias. Na Costa do Sol, Macaé, com um percentual de 85%, se destaca, seguida por Armação dos Búzios (75%), Cabo Frio (70%) e Rio das Ostras (45%).

Já capital do estado registrava, na última sexta-feira (8), 86,70 % dos quartos reservados. Em 2020 a taxa média para esse feriado foi de 51,30%, o que configura um aumento de 69% em 2021. Entre as regiões mais procuradas pelos turistas, destacam-se: Ipanema/Leblon (94%), Flamengo/Botafogo (89%), Leme/Copacabana (87%), Barra da Tijuca/São Conrado (86%) e Centro (80%).

Os visitantes da cidade do Rio de Janeiro têm origem, em sua grande maioria, no próprio Brasil: 96%. Em primeiro lugar estão os visitantes de São Paulo, depois Minas Gerais, em terceiro oriundos do interior do estado e, em quarto, do Espírito Santo. Quanto ao perfil, o ranking é: casais, famílias, visitantes individuais e grupos. Em relação à faixa etária, a maioria está entre 41 e 50 anos de idade. Os 4% de hóspedes estrangeiros vêm dos Estados Unidos, seguidos da Argentina, Colômbia e Chile.

Últimas