Petrópolis tem avaliação positiva da Unesco pelo programa Criança Feliz

22/12/2019 08:00

Petrópolis recebeu avaliação positiva da representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Kelly Cristiana Alves, pelo trabalho desenvolvido no Programa Criança Feliz. Em visita realizada na última semana, ela destacou o comprometimento dos representantes do município para alcançar as famílias em vulnerabilidade e a integração entre as secretarias para o desenvolvido deste trabalho. Desde que foi implantado no município, o Criança Feliz já realizou mais de 22 mil visitas domiciliares.

O Criança Feliz em Petrópolis acompanha atualmente 600 famílias. O trabalho consiste em aplicação de metodologia específica para gestantes, – prestando orientações sobre os cuidados na gravidez por meio de visitas mensais; acompanhamento de crianças de zero a três anos, beneficiárias do Bolsa Família e de crianças de zero a seis anos beneficiárias de Benefícios de Prestação Continuada, que recebem visitas semanais. 

“Toda a equipe de Petrópolis está trabalhando para o alcance das famílias em maior vulnerabilidade e isso é essencial para um trabalho efetivo do Programa Criança Feliz. Outro destaque que observei foi o trabalho integrado entre todas as secretarias para desenvolver essa política pública”, avaliou Kelly Cristiana Alves.

Em Petrópolis, o programa conta com dois coordenadores e 23 visitadores domiciliares. “É um programa desenvolvido em parceria e temos tido resultados excelentes na nossa rede. Esse reconhecimento é reflexo desse trabalho”, destacou o prefeito Bernardo Rossi. 

A Unesco, que tem um acordo de cooperação com o Ministério de Assistência Social, vem fazendo o monitoramento do programa nos municípios afim de identificar fragilidades e potencialidades em sua aplicação. O Programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Para a visitadora Camila de Mello, que atua no programa desde que foi iniciado em Petrópolis, é gratificante ver os resultados das intervenções. “A resposta é muito positiva e a aceitação das famílias às nossas intervenções é de 100%”, afirmou. 

A secretária de Assistência Social, Denise Quintella ressalta que o envolvimento das famílias no trabalho realizado com as crianças propicia um resultado ainda maior. “O objetivo do programa é fazer o acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, além de apoiar a gestante para o nascimento e os primeiros cuidados com o bebê. Também promovemos o fortalecimento dos vínculos familiares, estimulando a proteção e educação dessas crianças”, ressaltou.

 

Últimas