Petrópolis tem baixa adesão à vacina da gripe: Saúde lembra que dose protege contra subtipo H3N2

07/12/2021 17:26
Por Jussara Madeira

O subtipo H3N2, responsável pelo surto de gripe Influenza A que vem sendo registrado no Rio nas últimas semanas, também pode ser evitado com a vacina da gripe, que protege ainda do subtipo H1N1 e da Influenza B. Em Petrópolis, até o momento, apenas 1 caso de H3N2 foi registrado, apesar do aumento da procura de atendimento na UPA Cascatinha de pacientes com sintomas gripais. A baixa procura pela vacina por parte do grupo de risco está entre as causas do surto, no Rio de Janeiro. Em Petrópolis, a Secretaria de Saúde solicitou o envio de mais doses ao Governo do Estado.

Em Petrópolis, na segunda-feira (06), a Upa Cascatinha, referência para atendimento para casos de doenças respiratórias, teve aumento na procura de pacientes com sintomas gripais, no entanto, até o momento, apenas um caso de H3N2 foi confirmado. Na capital, o número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais aumentou em 400% nas últimas semanas.

A baixa cobertura vacinal do público alvo – idosos, gestantes, pessoas com comorbidades, crianças pequenas, entre outros, é indicado como uma das causas da circulação do vírus nesta época do ano pelos especialistas. No município, apenas 68,9% do público alvo procurou os postos para receber o imunizante neste ano. Bem abaixo do registrado em 2020, quando a vacinação atingiu 95% deste público. Após a campanha nacional, que teve início em abril, as vacinas continuam disponíveis nos postos para qualquer pessoa que quisesse receber o imunizante.

Com a notícia dos casos do Rio, a procura pelas vacinas em Petrópolis nas unidades de saúde públicas aumentou, segundo a Secretaria de Saúde, e as doses remanescentes estão no fim. Nesta terça-feira (07), apenas um posto ainda tinha o imunizante. 

“A vacina da Influenza, ou vacina da gripe, como é chamada, protege contra a Influenza A (H1N1, H3N2) e a Influenza B, que são os tipos de vírus circulantes. Este ano, a procura pela vacina nos postos por parte do público alvo foi baixa. Apenas 36 mil das 84 mil pessoas vacinadas no município contra a Influenza faziam parte do grupo de risco”, explicou Elisabeth Wildberger, diretora do departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. 

Sobre o envio de mais doses de vacinas aos municípios, entre eles Petrópolis, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que aguarda a liberação do imunizante por parte do Ministério da Saúde

Últimas