Petrópolis tem estoque zerado de Soro Antirrábico Humano; Ministério da Saúde alega problemas na produção e Butantan rebate

27/12/2022 18:28
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

O estoque de soro antirrábico humano (SAR) está zerado em Petrópolis por conta do não recebimento das remessas previstas para o mês de dezembro. Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde do Governo do Estado, a não entrega se deu por conta de uma “intercorrência” na produção do Instituto Butantan, único fornecedor do produto ao Ministério da Saúde (MS), segundo a pasta. No entanto, o Butantan afirma que o MS possui três laboratórios fornecedores.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a distribuição foi afetada pela não produção do Butantan. Ainda segundo o MS, está sendo enviado imunoglobulina para minimizar o problema.

Procurado pela Tribuna de Petrópolis, o Butantan explicou que o produto tem origem biológica e, por isso, pode haver diferença nos resultados esperados em relação às características requeridas. Quando ocorre, o lote é submetido à investigação, reanálise e reprocesso, podendo haver alteração na data de entrega do produto ao Ministério da Saúde. Apesar disso, essa alteração não deveria impactar no abastecimento do produto no país, levando em conta que o MS possui três laboratórios fornecedores no Brasil para atender a demanda total.

Enquanto o estoque está zerado, a recomendação é que a população tome cuidados com animais silvestres e cães e gatos em situação de rua. Após a reposição, o soro será destinado a pessoas com risco grave de exposição ao vírus da raiva, como ataques de morcegos.

Produção do soro

O Instituto Butantan explicou à Tribuna como é o processo de produção do soro:

O soro antirrábico produzido pelo Instituto Butantan é um produto de origem biológica produzido a partir do plasma de equinos hiperimunizados com vírus inativado e replicado em cultivo celular. Todo esse processo é acompanhado pelo setor de controle de qualidade do Butantan e cada lote passa por rigorosos testes. Por se tratar de um produto de origem biológica, pode haver diferença nos resultados esperados em relação às características requeridas. Nessas circunstâncias, o lote é submetido a investigação, reanálise e reprocesso, podendo haver alteração na data de entrega do produto ao Ministério da Saúde (MS).

Últimas