Petrópolis tem mais da metade da população maior de 18 anos vacinada com primeira dose ou dose única

05/07/2021 09:34
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Mais da metade da população petropolitana maior de 18 anos foi vacinada contra a covid-19 na cidade. A marca (50,27%) foi alcançada quase seis meses após o início da campanha, que começou em janeiro deste ano. Até o momento, segundo dados divulgados pela Prefeitura de Petrópolis, 121.697 pessoas tomaram a primeira dose do imunizante ou a vacina em dose única na cidade. Dos 306.678 moradores de Petrópolis, 242.058 fazem parte do grupo apto a se vacinar, de acordo com estimativa do governo federal.

O prefeito interino Hingo Hammes agradeceu o empenho das equipes diretamente envolvidas no trabalho de vacinação e ressaltou que as pessoas ainda devem continuar usando máscaras e tomando todos os cuidados preventivos. “Agradeço a dedicação de toda a equipe da Secretaria de Saúde, que tem sido incansável neste trabalho, especialmente as que atuam diretamente na imunização. Não tem sido fácil, porque todos nós estamos ansiosos pela vacina. As equipes sonham, como a gente, com o dia em que todos estarão vacinados. Quanto antes recebermos mais vacinas, em quantidades suficientes para a vacinação de todos, mais rapidamente este dia vai chegar”.

Após cobranças da prefeitura junto ao Ministério da Saúde para que a cota de vacinas fosse revista, na última semana a cidade recebeu um percentual maior de doses, passando de 1,36% para 1,86%. “Conseguimos comprovar ao governo do Estado que o público estimado pelo Ministério da Saúde referente a alguns grupos foi inferior ao número real existente na cidade. Com isso, a correção no percentual está sendo feita e Petrópolis passa a receber o percentual correto”, explicou o secretário de Saúde Aloisio Barbosa, citando como exemplo o caso dos profissionais de Saúde, que, na estimativa para o envio de vacinas, eram 13 mil, mas, na prática somam mais de 17 mil vacinados na cidade.

A campanha de imunização contra a covid-19 segue nesta segunda (5), com o início da vacinação de pessoas acima de 47 anos sem comorbidades. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura. A vacinação contra a covid-19 acontece em 10 pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 99200-1428.

Podem se cadastrar para a vacinação neste momento:

  • Pessoas com mais de 47 anos sem comorbidades
  • Gestante, puérperas e lactantes (mães de bebês com até 12 meses) com e sem comorbidades acima de 18 anos
  • Profissionais de Transporte Coletivo Rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto a CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E)
  • Profissionais da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante
  • Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos
  • Pessoas com comorbidades e deficientes maiores de 18 anos
  • Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
  • Pessoas com autismo maiores de 18 anos
  • Idosos com mais de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente)

Últimas