Petrópolis tem saldo positivo em número de contratações após 4 meses de recessão
Após quatro meses de forte recessão no mercado de trabalho, alguns setores na cidade, fecharam o mês de agosto com saldo positivo no número de contratações. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged), divulgados nessa sexta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Petrópolis criou 137 vagas de trabalho formal no último mês. Ainda sofrendo a consequência da crise econômica, os dados demonstram uma possibilidade de melhora na economia até o fim do ano.
Segundo o levantamento do MTE, o setor que mais perdeu postos de trabalho foi o comércio: foram menos 41 vagas em agosto. A indústria da transformação, que no mesmo período do ano passado tinha fechado com saldo negativo (-4), neste ano fechou com 56 novos postos. Seguido pelo setor de serviços, que em agosto do ano passado fechou com menos 31 vagas, e em agosto desse ano teve melhora e fechou com 98 novos postos. Já a construção civil, que em 2017 tinha fechado com 60 novas vagas, neste ano teve uma redução, mas ainda assim fechou com saldo positivo de 28 postos de trabalho.
Neste ano, os setores vêm aumento o número de demissões e criando cada vez menos vagas de trabalho com carteira assinada. O único mês que demonstrou um saldo positivo relevante foi fevereiro, quando os setores juntos criaram 296 postos. O pior mês registrado até agora foi junho, com menos 266 postos. Ainda que tenha registrado um saldo negativo de janeiro a agosto de 2018, com menos 121 postos de trabalho. Este é o melhor resultado no período desde 2015. O último saldo positivo registrado pelo Caged foi em 2014, quando foram criadas 694 vagas.
O levantamento feito pelo MTE é baseado nas informações feitas mensalmente pelos empregadores sobre o número de admissões e desligamentos.