Petrópolis terá evento virtual para homenagear cultura germânica

17/06/2020 18:00

A Bauernfest, como todo mundo conhece, não será realizada este ano, em função da pandemia do coronavírus. Apesar disso, a Prefeitura anunciou que não vai deixar de homenagear a colonização alemã este mês. Há 30 anos celebrando a cultura desse povo com a festa alemã, desta vez, no 31º aniversário, um evento na internet vai celebrar a data. A proposta foi dos segmentos germânicos do município, que anunciaram danças folclóricas, shows, atividades para as crianças, história e até mesmo concursos na chamada ‘Bauernfest em casa”. A programação será 100% online, de 26 a 29 de junho, feriado do Dia do Colono Alemão.

Os vídeos e lives que vão ajudar a perpetuar a história da cultura germânica na Cidade Imperial foram propostos pelo Clube 29 de Junho, a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP) e o Instituto Bingen, com o objetivo de manter viva a tradição na cidade.

“Esse não é um momento de festa, de comemoração. A Prefeitura vem trabalhando para salvar a vida dos petropolitanos e evitar a proliferação do coronavírus. Sabemos que a melhor arma para isso ainda é o isolamento social. Decidimos então apoiar o evento proposto pelo segmento germânico porque o principal objetivo é prestarmos uma homenagem àqueles que ajudaram a construir a cidade que somos hoje, e tudo sem as pessoas precisarem sair de casa”, explica o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

“Precisamos manter essa chama acesa. Preservar nossa cultura, nossa história, também faz parte do papel do poder público. Mas respeitando, claro, o atual momento que vivemos, dentro das possibilidades do isolamento social”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Renato Freixiela.

Na programação, que vai acontecer no site oficial da Bauernfest e também pelo Facebook, os amantes da cultura germânica poderão conhecer ainda mais as tradições que até hoje podem ser percebidas na cidade. Entre as atrações estão vídeos contando a história da Bauernfest; homenagens aos descentes dos colonos; entrevistas com os segmentos; gastronomia com receitas típicas; curiosidades da cultura alemã; sorteios; e até os tradicionais concursos, como o da Realeza da Bauernfest.

“Para o projeto, tentamos reunir as idéias de todos os segmentos. Queremos mostrar que a Bauernfest é muito mais do que uma festa cervejeira. No caso dos grupos folclóricos, por exemplo, temos todo um trabalho de pesquisa, não é só a dança. A nossa ideia é fazer com que a memória não fique esquecida. Não podemos fazer uma festa, mas também não podemos deixar essa história apagada”, destaca a presidente da AGFAP, Isis Jader.

“Vai ser um legado até para as próximas festas, porque vamos poder continuar esse trabalho, de fazer vídeos, e mandá-los pra fora da cidade”, completa Juliana Hannickel, representante do Clube 29 de Junho.

A Prefeitura também vai apoiar o movimento de empresários e a sociedade civil organizada que planeja uma Bauernfest virtual, entre os dias de 26 de junho e 5 de julho, que se juntará à “Bauernfest em Casa”. O evento tem como motivação – além da possibilidade de trazer um clima alegre para a cidade no resgate de sua história, cultura e tradições – proporcionar aos empresários locais e artesãos uma oportunidade de expor seus produtos para os moradores de Petrópolis, trazendo para uma vitrine virtual, uma atividade que até então a cidade só conhecia quando a encontrava em suas ruas e praças. E, sobretudo, elevar o sentimento de pertencimento e autoestima dos petropolitanos e moradores, que são os verdadeiros protagonistas da festa.

O evento também terá uma campanha de arrecadação de alimentos para doação a famílias que foram prejudicadas com a pandemia.

Para o ano que vem, a Bauernfest já tem data: será de 19 de junho a 4 de julho.

 

Últimas