Petrópolis teve 251 casos de covid em novembro: vírus ainda circula e medidas de proteção são essenciais

07/12/2021 05:00
Por Jussara Madeira

Com mais de 50 mil casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia e 1.561 óbitos, Petrópolis segue com baixo risco de transmissão da doença, no entanto, medidas de proteção e a vacinação ainda são essenciais para o combate ao vírus, que não está totalmente controlado. Em outubro, foram confirmadas 22 mortes pela doença e em novembro, o número foi de oito óbitos, com novos resultados de exames.

A dona de Casa S., de 50 anos, procurou a UPA Cascatinha neste domingo (05) com sintomas suspeitos de Covid-19, como tosse, coriza, e dor no corpo. Após exames, foi confirmada pneumonia viral. No entanto, o prazo para o resultado do PCR (exame que confirma a infecção pelo vírus) é de 3 a 10 dias. Enquanto isso, ela segue em casa de repouso e sob medicação para conter os sintomas. Segundo a paciente, a demora para o resultado do exame está lhe deixando apreensiva. “Fui muito bem atendida na unidade. Havia poucas pessoas esperando por atendimento, e por isso foi rápido. Fui orientada a aguardar o resultado em casa e caso sinta falta de ar ou cansaço, voltar à UPA imediatamente”, contou.

A dona de casa não tomou a vacina contra o coronavírus, por medo dos sintomas vacinais. Segundo dados do Painel Covid-19, disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde (smspetropolis.net.br), em outubro deste ano, foram confirmados 653 casos de Covid-19 em Petrópolis. Em novembro foram 251 casos, o que indica que a doença não está totalmente controlada.

Em relação ao prazo para resultado do swab – teste para diagnóstico de covid-19 – a Secretaria lembra que a Upa Cascatinha segue o protocolo para atendimento com a realização de swab rápido, cujo resultado é liberado em 20 minutos. Em alguns casos, no entanto, conforme a avaliação médica, a equipe faz também a coleta de material para o swab antígeno, cujo material é encaminhado para análise no laboratório do Estado do Rio (Lacen). Nestes casos o prazo para o resultado é de sete dias.

Casos de gripe

A Secretaria de Saúde vem registrando um aumento na demanda por atendimentos de pacientes com sintomas gripais na UPA Cascatinha – unidade de referência para este tipo de atendimento. Apesar do aumento na demanda, até o momento a Vigilância Epidemiológica segue com apenas um caso confirmado de influenza.

Em relação à vacina contra a influenza, a Secretaria de Saúde lembra que a campanha de vacinação teve início em abril e foi realizada até o mês de julho. Na sexta-feira (02) a Divisão de Imunização fez a reposição nos postos e encaminhou as últimas doses armazenadas para as 15 salas de vacina. O imunizante estará disponível enquanto houver estoque nestas unidades.

Últimas