Petrópolis teve 81 registros de ocorrências em função das chuvas, informa Defesa Civil
Dados constam no último boletim de ocorrências emitido pela secretaria
A Defesa Civil de Petrópolis emitiu, às 10h desta segunda-feira (09), novo boletim com as atualizações dos registros de ocorrências por conta das chuvas entre sexta-feira (06) e a manhã de hoje. De acordo com a secretaria, o município registrou 81 ocorrências – todas sem gravidade e sem vítimas.
Segundo o boletim, foram 13 deslizamentos atingindo a via; 12 vistorias preventivas; 8 quedas de árvores; 7 avaliações de risco estrutural/em imóveis; 6 riscos de quedas de árvores; 5 problemas em vias/afundamento; 5 avaliações de risco geológico/blocos rochosos; 5 deslizamentos sem atingir o imóvel; 4 avaliações de risco estrutural; 3 avaliações de muro; 2 problemas de rachaduras em vias; 3 quedas de árvores; 2 por infiltrações; 2 deslizamentos com risco de atingir imóvel; 1 buraco aberto em via pública; 1 fiscalização/movimentação de terra; 1 deslizamento atingindo imóvel e 1 reavaliação.
A Defesa Civil informou, também, que das 22h de domingo (08) até às 10h desta segunda-feira, mais seis ocorrências foram registradas (já contabilizadas acima). As ocorrências foram: 1 registro de ocorrência de risco de queda de árvore na Castelânea; 1 ocorrência de avaliação de risco estrutural/imóveis no Quitandinha; 3 registros de ocorrências de vistoria preventiva no Alto da Serra e Morin; e 1 ocorrência de queda de árvore em Corrêas.
A Defesa Civil está em estágio operacional de observação.
Índices pluviométricos:
Os maiores acumulados até o momento são:
- Em 24h:
Mosela 30.01mm/24h (CEMADEN-BR)
João Xavier 23.8mm/24h (CEMADEN-RJ)
- Em 1h:
Mosela 0.99mm/1h (CEMADEN-BR)
João Xavier 0.8mm/1h (CEMADEN-RJ)
Condição para as próximas horas:
Núcleos de chuva atuam em pontos isolados do município e nuvens baixas atuam na região, ocasionando chuva fraca em Petrópolis. Para as próximas horas, segundo a Defesa Civil, há previsão de chuva fraca a moderada.
Recomendações:
Evite áreas alagadas e fique atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199.
A Defesa Civil reforça que a população das áreas de risco se mantenha em alerta, e principalmente, que não permaneça em áreas interditadas.