No último domingo (14), a petropolitana Giuliana Morgen venceu o Grangiro MTB, competição de Mountain Bike Maratona, realizada em Búzios. Esse foi o retorno da atleta às provas, após passar quase cinco meses longe das competições.
“Nos últimos meses, com todas as provas suspensas e depois de um fim de ano intenso, foquei na reconstrução. E posso dizer que estou muito feliz com o resultado”, comentou a petropolitana.
Sem competir desde outubro, quando sagrou-se campeã brasileira de Mountain Bike Short-Track (XCC), Giuliana aproveitou o Grangiro para mostrar que, apesar do tempo sem competições por conta da pandemia da Covid-19, a preparação segue forte. Na prova, realizada em um percurso de 60km com poucas subidas e muito vento, a petropolitana terminou em primeiro lugar, com o tempo de 2h24m05s, superando a segunda colocada por uma margem de quase 10 minutos.
De quebra, ela ainda ganhou a competição Desafio Sprint do Strava no Grangiro, que premiou os atletas mais rápidos em um dos trechos cronometrados da prova.
“Na primeira parte, andamos em um percurso de 40 quilômetros, passando por algumas trilhas bem legais. Depois dessa volta, fomos para a maior subida da prova, para depois repetir algumas partes do trajeto anterior, somando mais 20 quilômetros, para completar 60”, explicou a atleta.
O trajeto em Búzios foi idealizado por Ruy Avancini, pai do petropolitano Henrique Avancini, atualmente uma das maiores estrelas da modalidade no Brasil, e vencedor da competição na categoria Masculino Pro.
Próximas competições
Por conta da pandemia do Coronavírus, o calendário de Giuliana Morgen ainda é bastante incerto. Porém, o principal objetivo da ciclista para este ano ainda é o Campeonato Mundial de MTB XCO 2021, competição que segue confirmada para Agosto, em Val di Sole, na Itália.