Petropolitanas contam como fazem para se adaptar à nova rotina do home office

14/04/2020 14:31

A medida de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus está mexendo com a rotina das pessoas. Apesar das restrições impostas, como a necessidade de trabalhar em esquema de home office, o período é, sem dúvida, uma oportunidade de inovar. Para ajudar quem precisa driblar o isolamento, a Associação da Rua Teresa (Arte) conversou com mulheres inspiradas e criativas que estão reinventando a rotina para manter a autoestima em alta e o rendimento no trabalho em home office também. Para elas, cuidados pessoais e “enganar” o cérebro podem ser fortes aliados nesse processo.

Para a psicóloga e coach em desenvolvimento pessoal e profissional Glória Alves, o fato de ficar em casa não impede que as pessoas cuidem de si mesmas. “Estamos vivendo um novo normal, que reflete em home office e principalmente em cuidados com a higiene. O asseio pessoal tem muita relação com a vaidade. O cuidado com os cabelos, as unhas e as roupas vai refletir automaticamente na vaidade. Esse cuidado ajuda na construção dessa nova rotina”, explica.

Seguindo a mesma lógica, a advogada Maria Eduarda Martins de Almeida, que atualmente trabalha em esquema de home office, se arruma todos os dias antes de encarar o batente. Para ela, todo esse processo faz com que a mente entenda que a rotina continua. “Com a quarentena e o home office total, procurei manter minha rotina em casa para não deixar o psicológico abalado. Acredito que continuar me arrumando para trabalhar tornou-se uma etapa do dia ainda mais poderosa para manter a mente sã. Sinto que escolher quais peças usar e me maquiar como se fosse sair ajuda a ‘acordar’ o corpo para o dia que se inicia.”

A jornalista Roberta Gheren se apronta da cabeça aos pés para atividades formais, ainda que a distância. Foto: Divulgação

Caprichar no visual também é o recurso adotado pela jornalista Roberta Gheren durante o trabalho em casa. Essa foi a maneira que ela encontrou de se sentir bem pessoalmente, o que potencializa a sua atuação profissional. “Dependendo do que vou trabalhar no dia, me visto de acordo com ocasião. Se eu tiver uma reunião online, me arrumo como se eu fosse para uma reunião mesmo, com salto alto e uma roupa mais social”, disse. No entanto, para as atividades internas, ela diz se sentir mais conectada consigo mesma arrumada, mas descalça.

Mesmo para quem não trabalha em home office durante o período de isolamento, escolher as roupas que vai usar durante o dia e cuidar da aparência podem ajudar a manter a autoestima em alta. Além disso, o momento pode ser também de oportunidade para organizar o armário, redescobrir peças e até separar aquelas que não servem mais para a doação, abrindo espaço para novos looks.

Leia também: Coleção Outono/Inverno: lojas da Rua Teresa intensificam vendas online

Últimas