Petropolitano conta com aplicativo para táxi

05/06/2016 07:00

O aplicativo 99Taxis é uma das opções, que surgiu nos últimos anos, com objetivo de aproximar taxistas e passageiros e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança para ambos. Em Petrópolis, lentamente o aplicativo começa a ser utilizado e segundo taxistas, são turistas que mais acionam o sistema, no entanto, o objetivo deles é que os petropolitanos passem a usar. 

Wiliam Douglas dos Santos de Oliveira é um dos taxistas que utiliza o 99Taxis e afirma que tem se mostra muito bom, lamentando apenas os muitos cancelamentos ocorridos. “Queremos divulgar este aplicativo em Petrópolis, pois para nós é uma garantia se segurança, pois os dados do passageiro fica registrado no site da empresa, assim como os nossos dados”, comentou ele. 

Um dos problemas segundo Wiliam e que vem desanimando alguns de seus colegas, são os cancelamentos da corrida. Ele explicou que, quando o aplicativo é acionado e o taxista aceita, ele sai do ponto ou do local onde está e vai na direção do passageiro e quando a pessoa cancela o pedido, eles tem que retornar para o ponto de partida. 

Um taxista que pediu para não ser identificado, contou que acho bom, principalmente para segurança de quem trabalha à noite, inclusive para o passageiro, pois o aplicativo mostra os dados do motorista para o passageiro e vice-versa. “No meu caso o problema é que o dono do carro não gosta, pois acha que vai levar prejuízo com o carro saindo o ponto para atender uma chamada em outro bairro”, comentou. Ele acredita que, “se a população começar a usar, todos os donos de táxi e motoristas vão passar a usar o aplicativo. 

Pedro Somma, diretor de relações institucionais da 99, disse que a empresa foi a pioneira no Brasil ao lançar um aplicativo que revolucionou a mobilidade urbana no país. “Transformamos o processo de chamar um táxi em algo fácil, rápido e oferecemos mais segurança para os passageiros e taxistas. Hoje, as corridas feitas pelo aplicativo da 99 chegam a representar até 50% da renda dos taxistas”.

A 99, segundo Pedro Somma, tem dois clientes fundamentais, que são os taxistas e os passageiros, e buscamos sempre proporcionar vantagens para ambos. “Para os motoristas, disponibilizamos uma plataforma com mais de 8 milhões de clientes em todo o Brasil. Para os passageiros, disponibilizamos um aplicativo que coloca mais de 150 mil motoristas, sendo que 31 mil estão do Rio de Janeiro, ao alcance de suas mãos em mais de 350 cidades brasileiras”. 

Como funciona o aplicativo

A primeira ação é baixar o aplicativo no celular e fazer o cadastro, fazendo o pedido de um táxi. No momento do pedido, o passageiro escolhe a forma de pagamento, que pode ser por cartão de crédito ou dinheiro. Ao definir a forma de pagamento, confirma o pedido e o aplicativo identifica os cinco táxis mais próximos do local onde o passageiro está. 

Se houver cinco carros e os cinco aceitarem o pedido, os mais próximo é acionado e confirmado. Neste momento, o taxista recebe a confirmação do pedido e inicia o trajeto. O objetivo é que ele seja feito o mais rápido possível. Enquanto o carro está em movimento, o passageiro pode acompanhar todo o trajeto pelo mapa disponível no aplicativo, sendo informado sobre o tempo que resta para o carro chegar. 

Após a chegada do veículo, o passageiro confirma que embargou, o mesmo faz o taxista e o veículo passa ser monitorado pelo aplicativo, podendo o passageiro conferir pelo GPS se o taxista está indo pelo melhor caminho. Ao chegar no local de destino, o taxista informa o desembarque do passageiro, confirma o pagamento e conclui a operação. Em menos de dez minutos, o passageiro recebe em seu e-mail um recibo com todas as informações: hora de embarque, trajeto, hora do desembarque, nome do motorista com telefone e tipo e placa do carro. 

Últimas