Petropolitano Henrique Avancini anuncia aposentadoria e não estará nos Jogos Olímpicos de 2024

22/08/2023 18:03
Por Enzo Gabriel

O petropolitano Henrique Avancini anunciou, na tarde desta terça-feira (22), sua aposentadoria do ciclismo. Principal atleta brasileiro e um dos maiores nomes da história do esporte, Avancini não irá participar das Olimpíadas de 2024, em Paris.

Em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, o atleta que havia sido campeão mundial em Glasgow, na Escócia, no início deste mês, informou o fim de sua carreira profissional aos 34 anos.

“Em 2020, terminei o ano como número um do mundo e, neste período, eu já estava sentindo algumas coisas mais pesadas. A temporada de 2021 começou a ficar ainda mais pesada até chegar o momento em que eu percebi que não estava fazendo as coisas com aquela mesma motivação que sempre tive. Parecia uma obrigação, mesmo eu sendo líder do ranking, correndo por uma grande equipe, tendo feito meu nome, estabilizado na carreira e vencido eventos de Copa do Mundo. E isso não me trazia tanta motivação, não sentia o porquê de estar fazendo aquilo”, contou Henrique, em sua decisão.

“Tomei uma decisão sem falar com ninguém de que, se fosse campeão mundial, seria o suficiente para dizer o que tentei dizer a minha carreira inteira. Se eu buscasse alguma coisa além disso, seria mais para satisfazer o meu ego do que compartilhar uma coisa que acredito ser genuinamente boa. Fui acreditando muito que voltaria campeão e sabendo que, se isso acontecesse, seria o fim da minha carreira”, completou.

Henrique Avancini venceu 14 títulos brasileiros de elite, cinco Copas do Mundo (quatro no XCC e uma no XCO) e dois Mundiais de maratona cross-country. Em 2020, foi líder do ranking mundial. Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, terminou em 13º, melhor resultado da história do Brasil na modalidade.

Junto do anúncio de sua aposentadoria, o petropolitano lançou o documentário “Meu Motivo”, que mostra as dificuldades enfrentadas pelo atleta durante a carreira.

Últimas